Na tarde da última quarta-feira (27), o Brasil foi surpreendido com uma notícia que abalou o mundo do esporte. O atleta Edival Pontes, mais conhecido como Netinho, foi pego no exame antidoping realizado antes da disputa do Grand Prix de Paris, realizado em setembro deste ano.
Aos 26 anos, o lutador de taekwondo é o melhor brasileiro do ranking mundial, sendo vice-campeão do mundo na modalidade e medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2023, em Santiago, capital do Chile.
Por que é necessário combater o doping?
Atleta brasileiro pego no doping
Em suma, o resultado do exame que apontou Edival Pontes no antidoping já havia saído há cerca de um mês. Dessa forma, a informação vinha sendo mantido em sigilo por todas as partes envolvidas.
De acordo com matéria publicada pelo UOL, o segredo era tamanho que Netinho deixou de ir no Grand Prix de Manchester realizado mais ou menos na mesma época em que saiu o resultado. Evento esse que poderia carimbar o seu passaporte para Paris 2024.
Por ser o 8º no ranking mundial, Edival poderia pular para a 5ª posição caso ganhasse a medalha, o que era bastante provável. Na época, nem atleta ou equipe explicaram a ausência no torneio realizado na Inglaterra.
Somente nesta última semana que a informação foi confirmada, principalmente após a World Taekwondo incluir um aviso de “suspenso” no nome do brasileiro no ranking olímpico da categoria que vai até os 68 kgs.
A Confederação Brasileira de Taekwondo assumiu ter recebido uma notificação acerca do assunto, mas revelou que estava aguardando mais detalhes.
Você ama outros esportes além de artes marciais? Aqui no Esportelândia também falamos sobre:
Posição do COB
O Comitê Olímpico Brasileiro informou que o caso já foi resolvido e que a notificação recebida é antiga. A entidade informou também que a equipe do Brasil manteve o ouro conquistado no Pan-Americano 2023, mas que a medalha de Pontes foi cassada.
É certo que a decisão destoa um pouco do comum, uma vez que em casos como esse, é normal que em um disputa por equipes, todos os integrantes acabem perdendo o resultado. Mas não há nada sobre essa possibilidade até o momento.
Em suma, a decisão pela suspensão de Edival Pontes tem validade até o final do mês de fevereiro. Sendo assim, logo depois já estará apto para seguir na briga por uma vaga para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Ver essa foto no Instagram
Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos:
- Diretor da CBTKD aponta motivos para o taekwondo fazer ainda mais história
- Brasil faz algo NUNCA visto no taekwondo dos Jogos Pan-Americanos
- Maicon Andrade mira Paris 2024 histórico para o Taekwondo
- Tudo sobre Taekwondo: história, regras, golpes e equipamento
- Regras do Taekwondo: como funcionam as lutas da arte marcial