O boxe é uma das artes marciais mais amadas pelo público no mundo. Assim também, a modalidade faz parte do quadro de esportes do Pan-Americano, o maior evento poliesportivo do continente e que acontece a cada quatro anos. A competição serve como preparativo para as Olímpiadas, assim premia muitos atletas com vaga em Paris 2024. 

Neste sentido, uma das atletas que carimbou a vaga para Olímpiada de Paris 2024, foi Bia Ferreira. Nesta quarta-feira (25), a boxeadora brasileira se classificou para a semifinal da categoria 60kg e com isso se credenciou para o evento mundial. Confira!

O boxe brasileiro no Pan-Americano 2023

A modalidade estreou no quadro esportivo da competição em 1951, em Buenos Aires, na Argentina. Porém, até a edição de Guadalajara, no México, em 2011, apenas a categoria masculina foi disputada. O Brasil conquistou 67 medalhas na história do boxe no Pan-Americano, sendo oito ouros, 22 pratas e 37 bronzes.

Nesta edição, em Santiago, no Chile, o país já garantiu ao menos 10 medalhas. Porque na modalidade não há disputa pelo 3º lugar, assim quem for eliminado na semifinal já garante o bronze. Abner Teixeira, Michael Douglas Andrade, Keno Marley, Luiz Oliveira e Wanderley Pereira, já garantiram ao menos o bronze.

Já na categoria feminina, Beatriz Ferreira, Carol Almeida, Tatiana Chagas, Bárbara Santos e Viviane Pereira tambem chegaram na semifinal de seus pesos. Ainda nesta quarta-feira (25), Yuri dos Reis e Jucielen Romeu vão entrar no ringue em busca de mais medalhas para o Brasil no boxe.

Bia Ferreira busca o bi do Pan-Americano e garante vaga Olímpica

A brasileira foi medalhista de ouro no Pan-Americano de 2019, em Lima, no Peru. Posteriormente, em Tóquio, Bia Ferreira conquistou a medalha de prata na Olímpiada na categoria até 60kg. Dessa maneira, em seu segundo Pan da carreira, a boxeadora baiana chegou novamente na semifinal do torneio, garantindo assim a sua segunda medalha.

Com o resultado, Bia Ferreira conseguiu a vaga para disputar a Olímpiada de Paris 2024, já que a sua categoria garante quatro vagas no torneio. Para carimbar o passaporte na principal competição poliesportiva do mundo, a brasileira derrotou Pamela Sánchez, da Costa Rica, por nocaute técnico ainda no primeiro round.

O torneio de boxe é disputado em eliminatórias, assim Bia derrotou Esmeralda Falcón, do México, nas oitavas, e Pamela Sánchez, nas quartas de final. Na semifinal, a baiana vai enfrentar a estadunidense Jajaira Gonzalez, se vencer a rival, Bia Ferreira ficará a uma luta do bicampeonato Panamericano.

Boxeadora destaca objetivo do ouro no Pan-Americano 2023

Beatriz Ferreira, foi novamente arrasadora no ringue de Santiago e venceu sem sustos. Após o triunfo, a brasileira declarou que está muito sólida no torneio e que vai com todas as suas forças em busca da medalha de ouro dos Jogos Pan-americanos Santiago 2023:

Vou ter que ser uma guerreira. As meninas também estão com vontade de ser campeã Panamericana, mas estou firme, preparada, e vou para cima para buscar o resultado. A competição ainda não terminou, tirei um caminhão das costas com a vaga olímpica, mas estou na briga para trazer essa medalha dourada”.

Assim também, o boxe brasileiro já está garantido em 10 semifinais. Desse modo, o país já garantiu ao menos 10 medalhas, já que os perdedores das semifinais ficam com o bronze. Sendo assim, Bia Ferreira destacou o momento do Brasil na modalidade e a felicidade de contribuir para a história da modalidade:

Fico muito emocionada, sei o quanto todo mundo se dedicou, o quanto a gente treinou, o quanto nos preparamos. Fico muito feliz de ser parte desse time e estar nesse momento histórico da equipe”.