O boxeador brasileiro, Abner Teixeira, venceu a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de 2023 disputado em Santiago, capital do Chile, na categoria Superpesado.

Abner já possui um histórico bastante positivo e de grandes conquistas em competições. Na carreira, o boxeador detém oito títulos do campeonato brasileiro, ouro nos Jogos Sul-Americanos e no Campeonato Intercontinental.

Além disso, acumula também uma medalha de bronze e agora uma de prata em Jogos Pan-Americanos. Na Olimpíada, possui uma de bronze apenas, conquistada nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021.

Com sua ida para disputar a final dos Jogos Pan-Americanos em Santiago, Abner Teixeira garantiu sua ia para os Jogos Olímpicos de Paris que acontece em 2024.

Na decisão do Pan, Abner encararia o norte-americano Joshua Edwars, mas a luta nem se quer aconteceu. Isso porque o brasileiro desembarcou no Chile com lesão no ligamento cruzado anterior, mesma lesão do craque da seleção brasileira, Neymar Jr.

Contudo, ao contrário do jogador de futebol, Abner não passou por cirurgia, pois se passasse, não conseguiria disputar o Pan e nem o Pré-Olímpico. Dessa forma, não iria conseguir se classificar para os Jogos Olímpicos de Paris.

Portanto, ficou acertado de que o lutador iria para o Chile mesmo machucado, para conseguir uma vaga na Olimpíada via Pan-Americano. Com isso, após vencer o colombiano Cristian Salcedo na semifinal, o objetivo de conseguir a vaga na competição do ano que vem foi assegurada.

A comissão técnica de Abner Teixeira concordou que o boxeador não disputaria a final, para não agravar mais a lesão e ser prejudicial para a disputa de Paris 2024.

Fiquei muito feliz com a vitória de Abner na Semifinal, conquistando a vaga para os Jogos Olímpicos na França, que era o objetivo principal dessa competição, sabendo da dificuldade dele, que estava machucado, com o ligamento rompido e que estava indo na base do sacrifício. Então oramos e torcemos muito aqui para que ele pudesse ter um bom desempenho e conseguisse a vaga neste momento, para que o planejamento para a França possa ser o melhor possível , afirmou o treinador de Abner Teixeira, Vladimir Godoi.