Entre os dias 20 de outubro e 5 de novembro, em Santiago, no Chile, vai ocorrer o Pan-Americano 2023. O evento é a principal competição entre seleções do continente americano. 

A disputa é composta por várias modalidades esportivas, entre elas o taekwondo. Sendo assim, o Brasil vai ter representantes nas disputas feminina e masculina do torneio. A Confederação Brasileira de Taekwondo anunciou os convocados para o Pan-Americano 2023. Confira!

O Pan-Americano de Santiago 2023

Os Jogos Pan-Americanos, também chamados somente Pan, tratam-se do evento multiesportivo mais importante do continente americano. A cada quatro anos os atletas representam seus países na competição. Tradicionalmente, o Pan é realizado um ano antes dos Jogos Olímpicos de Verão.

A primeira edição foi realizada em Buenos Aires, na Argentina, em 1951. Já este ano vai ser disputada a 19ª, em Santiago do Chile. A saber, é a primeira vez que o país recebe o Pan-Americano.

O Taekwondo no Pan-Americano

O esporte marca presença nos Jogos Pan-Americanos desde a 10ª edição, em 1987, quando foi disputado em Indianápolis, no Estados Unidos. Em todas essas edições foram disputadas as chaves masculina e feminina, sendo divididas por pesos.

As competições de Taekwondo nos Jogos Pan-Americanos de 2023 em Santiago, no Chile, estão programadas para serem realizadas de 21 a 24 de outubro de 2023, no Centro de Esportes de Contato do Parque Estádio Nacional.

A saber, nas nove edições disputadas até então, o Brasil já conquistou 14 medalhas, sendo dois ouros, quatro pratas e oito bronzes. Só na última edição do evento, em Lima, foram sete medalhas: Edival Pontes (68kg/ouro), Milena Titoneli (-67kg/ouro), Icaro Martins (-80kg/prata), Talisca Reis (-48kg/prata), Paulo Ricardo Melo (-58kg/bronze), Maicon Andrade (+80 kg/bronze) e Rayane Fidelis (+67kg/bronze).

Os representantes brasileiros do Taekwondo no Pan de Santiago

Na quinta-feira (14), a Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD) anunciou os atletas que vão representar o país na competição. A convocação para os atletas seguiram os critérios: sete atletas classificados pelo qualificatório disputado no Rio de Janeiro, em março deste ano. Além disso, Sandy Macedo conquistou a vaga após o título do Jogos Pan-Americano Júnior de Cali.

Para o Pan-Americano 2023 foram convocados oito atletas, quatro em cada gênero. Confira os representantes brasileiros:

Time Feminino

  • -57kg – Maria Clara Lima Pacheco
  • -57Kg – Sandy Camila Leite Macedo
  • -67kg – Caroline Gomes dos Santos
  • +67kg – Gabrieli Cristina Ribeiro de Siqueira

Time masculino

  • -58kg – Paulo Ricardo Souza de Melo
  • -68kg – Edival Marques Quirino Pontes
  • -80kg – Henrique Marques Rodrigues Fernandes
  • +80kg – Maicon de Andrade Siqueira

Já comissão técnica é formada por:

  • Head Coach – Juan Miguel Moreno
  • Técnico – Clayton dos Santos
  • Técnico – Diego Guimarães Ribeiro
  • Chefe de equipe – Henrique Precioso de Moura

Formato de disputa do Pan-Americano de Taekwondo 2023

A competição vai contar com 136 atletas de taekwondo. Cada nação pode inscrever no máximo 10 atletas (oito em Kyorugi e dois em Poomsae). O país anfitrião, Chile, classificou automaticamente o número máximo de atletas (10) e participa em cada evento.

Haverá oito convites distribuídos no Kyorugi e dois no Poomsae. As vagas serão alocadas em um torneio classificatório realizado no Rio de Janeiro em março de 2023.

Vá além do mundo do Pan-Americano! Confira também nossos outros conteúdos: