O esporte brasileiro teve uma boa notícia neste domingo (20), pois o país levou a terceira medalha de ouro no Grand Prix de Judô, que está sendo realizado na Croácia. A conquista foi através da atleta Karol Gimenes, que despachou uma adversária ucraniana na final. Um ponto importante é que essa foi a estreia da Karol em competições internacionais.

+ Mundial de Judô 2023: todos os campeões individuais e por equipes

Karol Gimenes conquista ouro de forma incrível

A brasileira vinha deixando o combate de forma igual e equilibrada contra a ucraniana, Yullia Khurchenko. Entretanto, ela encaixou um wazari e segurou até o ippon para garantir a medalha de ouro na categoria até 78kg. Samanta Soares também representou o Brasil, mas parou na segunda luta.

O caminho da brasileira até o ouro no Grand Prix

O destaque foi para a campanha espetacular de Karol Gimenes. A atleta competiu na categoria até 78kg e pela primeira vez disputou um torneio internacional, venceu a sua luta de estreia contra Khuslen Otgonbayar, da Mongólia. Em seguida superou Moira De Villiers, da Nova Zelândia e se classificou para as quartas de final.

A adversária foi a britânica Emma Reid e Karol venceu mais uma, carimbando a vaga nas semifinais. O combate foi contra a Lieke Derks, dos Países Baixos. Karol Gimenes encaixou um belo ippon na metade do combate e se garantiu na final da categoria, contra a ucraniana Yullia Khurchenko.

Brasil no topo do ranking de medalhas do Grand Prix

O Brasil conseguiu o topo do ranking de medalhas da competição. Assim, o ouro de Karol Gimenes no 78kg, Rafael Macedo, na categoria até 90kg, e Leonardo Gonçalves, na categoria até 100kg, asseguraram mais duas medalhas de bronze, e assim o Brasil encerrou o Grand Prix com cinco medalhas conquistadas.

O país terminou com três ouros e dois bronzes a competição internacional. Com isso, mostrou mais uma vez a força do Brasil no esporte.