O mundo das artes marciais têm conquistados vários fãs ao longo dos anos. Neste sentido, o Jiu-Jitsu é um dos estilos de luta mais amado e praticado pelos atletas, sejam amadores ou profissionais.

Dessa maneira, é cada vez mais frequente acontecerem disputas de campeonatos. Assim, se consegue juntar entretenimento e a prática esportiva. Um desse eventos ocorreu no último fim de semana, entre os dias 23 e 25 e junho, estamos falando do Brasileiro de Jiu-Jitsu Esportivo 2023. Confira!

Brasileiro de Jiu-Jitsu Esportivo 2023 agita São Paulo

A competição ocorreu no Ginásio Mauro Pinheiro, em Ibirapuera, e contou com as disputas por equipes e individuais. O torneio reuniu as principais academias do esporte e uma grande parte dos melhores atletas. Além de um campeonato de alto nível, organizado pela CBJJE, teve premiação em dinheiro e uma grande visibilidade para o parajiu-jitsu.

O Brasileiro de Jiu-Jitsu Esportivo reuniu atletas nas categorias juvenil, adulto e master. Já as disputas por equipes foram divididas em GI e NOGI:

  • Geral GI
  • Geral NOGI
  • Master GI
  • Master NOGI
  • Adulto GI
  • Adulto NOGI
  • Juvenil GI
  • Juvenil NOGI
  • Geral GI + NOGI

A grande campeã da disputa por equipes do Brasileiro de Jiu-Jitsu

Na competição entre as academias, a Alliance se sagrou a grande campeã geral (Gi e NOGI). O Top 5 foi finalizado da seguinte forma:

  1. Alliance – 28 ouros, 29 pratas e 33 bronzes
  2. Gracie Barra – 25 ouros , 25 pratas e 22 bronzes
  3. Lotus Club – 30 ouros, 17 pratas e 29 bronzes
  4. Fratres JJ – 21 ouros, 19 pratas e 9 bronzes
  5. Mato Grosso –  14 ouros, 20 pratas e 46 bronzes

Os campeões no individual masculino

Entre as medalhas distribuídas nas categorias individuais masculinas  podemos destacar Luis Fernando Cantareira e Pedro Elias. Os dois são atletas da Fratres JJ e foram os primeiros colocados das categorias adulto faixa-preta absoluto e pesadíssimo. Cantareira foi campeão da absoluto e Elias conquistou o pesadíssimo.

Após o resultado positivo, Pedro Elias celebrou a sua trajetória no Brasileiro de Jiu-Jitsu Esportivo: 

“Foi uma temporada só de derrotas (até agora), não tive altos e baixos, só baixos, mas acho que se a gente tem um sonho, não pode desistir. Sou grato por ter o suporte da Fratres, do Daniel Affini e todos os outros companheiros de equipe. Para mim foi uma honra vencer o peso e fechar o absoluto com o Cantareira, um cara que eu admiro muito e vem se destacando nos principais campeonatos.”

O paulista ainda demonstrou mais fome de triunfos:

“Sei das minhas qualidades, que posso chegar lá e vou chegar. Quero mostrar o meu Jiu-Jitsu e conquistar mais vitórias.”

Outras categorias do Brasileiro de Jiu-Jitsu

Lucas Maquiné também foi o campeão em duas categorias: faixa-preta absoluto e peso pena. Já Leandro Rounaud foi vice no absoluto cruzador e campeão do pesos leve.

Por outro lado, nas disputas sem o quimono, Eli Braz, faixa-preta da Team Crezio, conquistou o ouro duplo ao vencer a divisão dos pesados e o absoluto. Anderson Silva, representante da Escola Melqui Galvão, faturou o título do absoluto cruzador e a prata no peso-pena.

As campeãs do feminino do Brasileiro de Jiu-Jitsu

Entre as mulheres, Samir Lima Galvão, da Escola Melqui Galvão, e Maria Luiza Nunes, da Almeida Jiu-Jitsu, anotaram o ouro duplo no adulto faixa-preta com quimono. As duas venceram suas divisões de peso, além dos absolutos pesado e cruzador, respectivamente.

Já na faixa-marrom, o brilho foi da jovem Letícia Teixeira, da GFTeam, também campeã ouro duplo. A saber, era a estreia dela no CBJJE. A atleta destacou a felicidade e projetou voltar mais vezes:

“Foi a minha primeira vez competindo pela CBJJE, evento com uma estrutura irada, que dá premiação em dinheiro. Então, eu gostei muito e espero voltar mais vezes.”

Outro destaque do campeonato foram as disputas de Parajiu-Jitsu, em uma celebração da diversidade e da superação dos atletas, que deram um show. Por fim, com a finalização do evento do juvenil, adulto e master, no próximo fim de semana (1 e 2) acontece o Brasileiro de Jiu-Jitsu Esportivo Kids, novamente no Ginásio Mauro Pinheiro, em São Paulo.