O Brasil segue dando show no Pan-Americano, cujos Jogos começaram no último dia 20, em Santiago, no Chile, sendo que o término das competições está marcado para o dia 5 de novembro.

Ao todo, 622 atletas estão representando o país. A delegação brasileira é favorita em diversas modalidades, incluindo o judô, que estreou nos Jogos Pan-Americanos neste sábado (28).

Em meio a esse cenário, os judocas brasileiros já deram um show na capital chilena e podem trazer mais quatro medalhas de ouro no Pan.

A estreia do judô brasileiro no Pan-Americano

Quatro brasileiros se classificaram para as finais do judô. A primeira foi a atleta Aléxia Nascimento. Na categoria até 48kg, ela venceu a colombiana Erika Arias. Aliás, a decisão poderia ter as cores verde e amarela.

Isso porque Amanda Lima também estava na semifinal da categoria. Contudo, a judoca perdeu para a mexicana Edna Carrillo, que enfrentará Aléxia. A disputa pela medalha de bronze dos 48kg será contra a chilena Mary Dee Vargas.

Já na categoria até 52kg, Larissa Pimenta conseguiu uma vitória sobre a estadunidense Angelica Delgado para ir à final. A disputa pelo ouro será contra a mexicana Paulina Martinez.

Campeã olímpica, Rafaela Silva tem chances de vencer o ouro Pan-Americano mais uma vez. Ela venceu na última edição dos Jogos, em 2019, em Lima, no Peru, mas teve a medalha cassada após tester positivo no exame anti-doping.

Na categoria até 57kg, Rafaela superou a colombiana Maria Villalba na semifinal e agora pode trazer o ouro para o Brasil se vencer a argentina Brisa Gomez na decisão do judô. Na categoria masculina, apenas um judoca chegou à final.

Trata-se de Michel Augusto, que na categoria até 60kg, derrubou o costarriqueinho Sebastian Sancho na semi do judô. Agora, o brasileiro de 18 anos encara o colombiano Johan Rojas para trazer o ouro.

Por fim, Willian Lima também pode conquistar uma medalha para o judô brasileiro nos Jogos Pan-Americanos. Ele terá que ganhar do peruano Juan Postigos para ficar com o bronze.