Após uma performance que merece destaque no Pan-Americano do México, onde o Brasil conquistou seis medalhas, incluindo uma de ouro, o wrestling brasileiro está determinado a garantir um número recorde de vagas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Com um total de 18 atletas buscando a classificação nos três estilos da modalidade (livre feminino, livre masculino e greco-romano), a expectativa é alta para o Pré-Olímpico que será realizado entre 28 de fevereiro a 1º de março, em Acapulco, México.
Performance do Brasil no Pan-Americano aumenta expectativa do wrestling em Paris
Dentre os atletas brasileiros que irão disputar as vagas para Paris, destacam-se nomes como Giullia Penalber, Laís Nunes e Joilson Júnior, todos considerados favoritos para garantir seus lugares nas Olimpíadas deste ano.

A dinâmica do torneio pré-olímpico é simples: os atletas devem vencer suas semifinais para conseguir a sua participação nos Jogos Olímpicos, já que não haverá disputa de finais.
O presidente da Confederação Brasileira de Wrestling (CBW), Flávio Cabral, enfatizou, em nota, a importância do Pan-Americano na preparação da equipe e ressalta o foco total na busca pelas vagas olímpicas.
O Pan-Americano foi muito importante para a nossa preparação. Fizemos um excelente torneio e agora nosso foco é total em buscar as vagas para as Olimpíadas.
Apesar de mais curto, esse ciclo olímpico foi muito positivo para o wrestling brasileiro e pela primeira vez podemos ter uma participação recorde nos Jogos Olímpicos.

A segunda chance
Por outro lado, caso os atletas brasileiros de wrestling não alcancem a classificação no Pré-Olímpico de Acapulco, ainda terão uma última oportunidade no Pré-Olímpico Mundial, que acontecerá em Istambul, na Turquia, de 9 a 12 de maio.
Ver essa foto no Instagram
Neste outro evento, três vagas estarão em disputa em cada uma das 18 categorias olímpicas, os dois primeiros colocados estão certamente classificados para Paris.
Veja também: Quiz: Maiores vencedores de disputa de cinturão no boxe [2024]
Enquanto isso, a terceira vaga será decidida em um confronto direto entre os dois terceiros colocados.
