No último sábado (11), o UFC 295 agitou o Madison Square Garden, em Nova York, com um card principal emocionante. Um dos embates mais aguardados da noite foi entre Alex Poatan x Jiri Prochazka, que agitaram a arena com um confronto eletrizante. O palco testemunhou lances intensos no octógono.
A luta marcou uma grande conquista do brasileiro que escreveu seu nome na história do Ultimate Fighter Championship deixando todos de boca aberta, por duas razões que explicaremos a seguir.

Foto: Icon Sport
Alex Poatan faz história
Com a vitória no segundo round, Poatan conquistou o cinturão de campeão da categoria médio-pesado e garantiu um lugar na seleta lista dos campeões com dois cinturões em duas divisões na história do UFC.
Alex Poatan conquistou a posição de segundo representante do Brasil nesse ranking, compartilhando esse prestígio com Amanda Nunes. Destaca-se como o primeiro homem brasileiro a ostentar a bandeira verde e amarela nesse grupo, consolidando seu lugar de destaque no cenário internacional.

Os 20 campeões
- Randy Couture
- BJ Penn
- Conor McGregor
- Georges St-Pierre
- Daniel Cormier
- Amanda Nunes
- Henry Cejudo
- Jon Jones
- Alex Poatan
Brasil no UFC
Há cada edição do UFC, o Brasil vem mostrando que não é apenas o país do futebol e constrói uma hegemonia campeã no esporte. O primeiro peso meio pesado dessa trajetória foi Wanderley Silva, que se tornou campeão nos anos de 2001 e 2003.
Como se não bastasse, Alex também registra seu nome no grupo de brasileiros que se sagram campeão na categoria até 93 kgs.
- Wanderlei Silva (2001/2003)
- Vitor Belfort (2004)
- Maurício Shogun (2005/2010)
- Lyoto Machida (2009)
- Glover Teixeira (2021)
- Alex Poatan (2023)