Nesta quinta-feira (24), o boxe brasileiro perdeu um de seus maiores ícones, José Adilson Rodrigues dos Santos, mais conhecido como Maguila.
Aos 66 anos, o ex-pugilista faleceu em decorrência de demência pugilística, uma condição provocada por repetitivos golpes na cabeça.
Essa doença degenerativa, conhecida como encefalopatia traumática crônica (ETC), é semelhante ao mal de Alzheimer e afeta principalmente ex-atletas de esportes de contato, como o boxe.
Popó falou sobre a morte de Maguila
O ex-pugilista traçou sua lendária carreira no esporte com uma carreira e inspirou diversas gerações de lutadores, inclusive Acelino “Popó” Freitas, um dos maiores boxeadores da história do Brasil.
Em uma entrevista ao programa Balanço Geral, da TV Record, Popó falou pela primeira vez sobre a morte de Maguila e expressou toda sua gratidão e respeito ao ex-campeão.
Na entrevista ao programa Balanço Geral, Popó comentou sobre o impacto que o ex-pugilista teve em sua vida e na de outros lutadores.
Ele era nordestino, sergipano, e me deu muita esperança de que um pobre nordestino pode, sim, chegar ao topo.
Eu vi ele na minha televisão e eu disse: um dia vou ter esse cinturão. Maguila sempre foi minha referência. Meu irmão, descansa em paz, Deus te abençoe.
O Brasil e o boxe te amam muito. Muito obrigado por tudo que você fez pelo boxe.
![Os 20 maiores boxeadores brasileiros da história e da atualidade last update: [2025]](https://www.esportelandia.com.br/app/uploads/2024/07/jose-adilson-maguila-no-centro-terapeutico-anjos-de-deus-clinica-em-itu-sp-onde-vive-1615514450542_v2_4x3.jpg)
Mais detalhes sobre a morte de Maguila
Nascido no interior de Sergipe, o ex-lutador alcançou o topo do boxe mundial, tornando-se campeão continental e mundial.
Ele lutou contra grandes nomes do esporte, como Evander Holyfield e George Foreman, e sua personalidade carismática conquistou o coração dos brasileiros.
Infelizmente, o boxe também trouxe consequências severas para a saúde do ex-lutador. Após sua aposentadoria, ele foi diagnosticado com encefalopatia traumática crônica (ETC), uma condição degenerativa que é resultado de múltiplos traumas cranianos.
A doença afeta a memória, a cognição e provoca problemas de saúde mental. Maguila lutou contra essa condição por muitos anos, sendo tratado em clínicas especializadas.
Sua esposa, Irani Pinheiro, que sempre esteve ao seu lado, confirmou a notícia de sua morte à TV Record.
A condição que vitimou o atleta é uma triste realidade para muitos atletas de esportes de contato.
Ver essa foto no Instagram
Veja mais textos sobre esportes:
- O melhor lutador de MMA de todos os tempos para Jon Jones, Khabib e GSP: “Parava o Coliseu”
- PFL cria novo cinturão para bater UFC com Ngannou e 3 brasileiros na disputa
- MENOS PUNIÇÕES! Sucesso na Olimpíada, judô deve ter mudanças nas regras para LA 2028
- Mr. Olympia se inspira em UFC, NFL e NBA com jogada de marketing genial nas finais de 2024