Kelvin Kiptum mostrou que possui potencial para elevar o nível das provas de maratona. O jovem de 23 anos chocou o mundo ao confirmar seu favoritismo em Chicago e adicionar um novo recorde mundial. Confira a façanha do queniano.

Kelvin Kiptum estabelece novo recorde mundial na maratona de Chicago

Quem poderia imaginar que, há não muito tempo, a ideia de completar uma maratona oficial em menos de duas horas seria considerada ficção científica?

Essa visão se tornou uma realidade quando Kelvin Kiptum cruzou a linha de chegada com o tempo de 2 horas e 35 segundos. Um novo recorde mundial masculino.

Enquanto o jovem percorria os metros finais ao longo da Columbus Drive, ele até encontrou tempo para enviar beijos e acenar para a multidão.

Você ama outros esportes além de maratona? Aqui na Esportelândia também falamos sobre:

Novos tempos, novos recordes

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Chicago Marathon (@chimarathon)

Seu tempo superou em 34 segundos a marca anterior estabelecida por Eliud Kipchoge. A saber, também serviu como um lembrete de como a tecnologia dos “supersapatos” transforma o mundo do esporte.

É apenas uma questão de tempo até que a barreira das duas horas seja quebrada oficialmente em uma competição.

Kipchoge conseguiu essa façanha em uma corrida de tempo em 2019. No entanto, essa conquista não foi considerada um recorde pelo uso de técnicas não permitidas na World Athletics.

Kiptum, que estava usando o protótipo dos tênis Nike Dev 163, admitiu que não pensava em superar o recorde de Kipchoge (2 horas, 1 minuto e 9 segundos).

No entanto, sua perspectiva mudou no final da corrida, quando ele percorreu a 22ª milha em incríveis 4 minutos e 18 segundos.

Declaração de Kelvin Kiptum após maratona em Chicago

Kelvin Kiptum choca o mundo com NOVO RECORDE em Chicago
Divulgação/Runner’s World

Quebrar um recorde mundial não estava em meus planos, mas eu sabia que um dia isso aconteceria.

Estou me sentindo extremamente feliz. – declarou Kelvin Kiptum, superando seu rival Daniel Kibet Mateiko por uma considerável margem de 3 minutos e 27 segundos.

Por fim, é importante destacar que, há pouco mais de 10 meses, o jovem de 23 anos nunca havia participado de uma maratona oficial.

No entanto, suas vitórias em Valência, em dezembro, e em Londres, em abril, onde registrou o segundo tempo mais rápido já alcançado, rapidamente o destacaram como um talento extraordinário.