O atletismo é uma modalidade esportiva que atrai fãs no mundo inteiro. Dessa maneira, quando ocorre o campeonato mundial, todos os olhos se voltam para o evento. Nesta semana, em Budapeste, na Hungria, está ocorrendo a 40ª edição do Mundial de Atletismo.

Porém, além das emoções das competições, o evento também colecionou algumas polêmicas. Após o caso envolvendo uma atleta, o Mundial de Atletismo se vê envolvido em outra ocorrência forte: a contratação de uma pessoa com ideologia nazista. Confira!

O Mundial de Atletismo de Budapeste 2023

A principal competição da categoria ocorre a cada dois anos e reúne os principais atletas do atletismo mundial. Durante o evento, são disputadas as provas de velocidade, arremesso de peso, salto com vara, salto em distância, entre outras categorias da modalidade.

Este ano o campeonato começou no dia 19 de agosto e, ao longo de seis dias de disputas, já entregou grandes disputas e histórias. A medalha do brasileiro Caio Bonfim, as provas de velocidade com Noah Lyles fazendo bonito e o show feminino são uma delas. A saber, o torneio se encerra no dia 27 deste mês.

Demissão no Mundial de Atletismo por apologia ao nazismo

Uma imagem feita na abertura do Mundial de Atletismo 2023 tem chamado a atenção do mundo esportivo, o registro capturou uma tatuagem nazista. A foto foi tirada por um espectador que identificou um segurança com o símbolo da “SS” tatuado em sua nuca, logo após a postagem nas redes sociais o caso ganhou repercussão.

Logo após a foto ganhar notoriedade, a Valton Security, responsável pela contratação da equipe de segurança do Mundial de Atletismo 2023, se pronunciou avisando o desligamento do membro. Segundo o Bild, jornal alemão, nem a identidade do segurança ou outra informação adicional foi descoberta, apenas o desligamento do indivíduo.

Como justificativa para não ter percebido a tatuagem antes, a empresa contou que o guarda usou um capuz durante toda a entrevista para o posto. Dessa maneira, o símbolo não estaria visível, já que todo o seu pescoço estaria tampado.

Membro do Mundial de Atletismo é demitido por tatuagem nazista
Reprodução/Dailymail

O significado do símbolo da “SS”

A tatuagem no pescoço do segurança é o relâmpago da SS, símbolo que era o emblema oficial da Schutzstaffel, uma das organizações paramilitares criadas por Adolf Hitler e o Partido Nazista.

Com atuação durante toda a Segunda Guerra Mundial, os componentes da SS faziam a guarda pessoal de Adolf Hitler e seus generais. Assim também, a organização participava da captura de judeus e outros grupos perseguidos pela Alemanha Nazista, ocasionando milhares de mortes no Holocausto. 

Como desdobramento histórico, a Alemanha proíbe a exibição pública de qualquer símbolo nazista. Desse modo, a penalização pelo descumprimento da lei vai de multa até a condenação a prisão.