Usain Bolt é o homem mais rápido do mundo, tendo feito o recorde mundial dos 100 metros rasos há quase de 15 anos. Mesmo estando longe das competições há algum tempo, o corredor jamaicano ainda detém vários recordes dentro do atletismo.
Há oito anos sem competir no atletismo, Bolt estará presente nas Olimpíadas de Paris 2024, mas apenas para observar as provas. O detentor dos principais recordes tanto dos 100 metros como também dos 200 metros rasos irá ver as provas em loco.
Assista ao recorde mundial de Usain Bolt nos 100 metros
Usain Bolt conseguiu atingir a impressionante marca de correr os 100 metros em apenas 9,58, no Mundial de Atletismo em Berlim, em 2009. O atleta ganhou com facilidade a prova e espantou o mundo do esporte com sua velocidade. Confira abaixo:
Quais esportes você ama além do atletismo? Aqui no Esportelândia também falamos sobre:
Usain Bolt fala sobre seus recordes e se alguém pode quebra-los
Usain Bolt está aposentado há cerca de oito anos do atletismo e ao longo desse período, nenhum outro atleta se aproximou de quebrar seus recordes. Com isso, o jamaicano falou sobre a possibilidade em um futuro recente disso acontecer.
Bem, para mim, acho que não. Não agora. Acho que há um longo caminho a percorrer. Você entende, não vejo ninguém realmente quebrando o recorde. Então acho que tenho mais alguns anos (risos)
Seguiu falando sobre os atuais atletas e os tempos deles até o momento, que permanecem distantes do recorde mundial, confira a fala de Usain Bolt:
Alguns deles correram abaixo dos 10 segundos. Então, estou apenas observando agora. Acho que em julho veremos quem estará na frente e podemos definitivamente ver onde a corrida irá. Mas, por enquanto nós ainda estamos observando. As pistas estão progredindo

Recordes de Usain Bolt
Usain Bolt detém alguns dos principais recordes do atletismo de velocidade, como nas provas de 100 metros rasos, 200 metros rasos e também do 4×100 metros com a equipe da Jamaica.
Em 16 de agosto de 2009, Usain Bolt atingiu a marca de 9,58 segundos na prova de 100 metros rasos no Campeonato Mundial de Atletismo, em Berlim. No mesmo torneio, quatro dias mais tarde, atingiu o recorde mundial que perdura até hoje nos 200 metros rasos, com o tempo de 19,19 segundos.
Três anos mais tarde, com a equipe da Jamaica, atingiu o recorde na prova dos 4×100 metros, ao lado dos companheiros, Yohan Blake, Michael Frater e Nesta Carter, fizeram o tempo de 36,84 segundos, no dia 11 de agosto de 2012, nos Jogos Olímpicos de Londres.

Aventura no futebol pós aposentadoria no atletismo
Após se aposentar das pistas, Usain Bolt declarou que tinha o interesse de jogar futebol profissional. É claro que com a visibilidade que ele poderia atrair, algumas equipes apareceram como opções para o ícone do esporte mundial.
Teve uma passagem de testes pelo Borussia Dortmund, pelo Mamelodi Sundowns e também pelo time norueguês Strømsgodset, pelo qual disputou um amistoso contra a seleção de futebol sub-19 da Noruega, no qual jogou com a camisa com o número “9,58”.
Atuou pelo Central Coast Mariners, da Austrália, tendo marcado dois gols na vitória por 4 a 0 sobre o Macarthur South West United. Após um período curto com a equipe, acabou anunciando que estava se retirando do futebol, afirmando que “foi divertido enquanto durou”.

Ver essa foto no Instagram
Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos:
- Tudo sobre Atletismo [2023]: história, modalidades, regras e recordes
- Com recordistas nos 100m rasos, Seleção Brasileira de Atletismo é convocada para o Mundial Indoor em Glasgow
- FECHOU O CLIMA! Confederação de Atletismo divulga nota contra atividade no Ibirapuera
- Regras do atletismo [2024]: como funcionam todas as provas olímpicas
- Ídolo do Flamengo, Zico será embaixador de programa do Brasil nas Olimpíadas
- Paris 2024 anuncia medalhas com pedaço da Torre Eiffel para as Olimpíadas
- Paris 2024 vai tomar medidas drásticas em relação à cerimônia de abertura no Rio Sena