Pode não parecer, mas 24 de março é uma data muito especial. Pelos menos para os fãs de Fórmula 1 e de Ayrton Senna este dia está guardado no coração e na memória. Afinal, há exatamente 32 anos o ídolo brasileiro conquistava uma vitória de tirar o fôlego no GP do Brasil.

Foi nesta mesma data, em 1991, que o então piloto da McLaren venceu o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 em uma pista de Interlagos completamente encharcada, pela chuva torrencial que caía, e com o câmbio travado na 6ª marcha.

O Esportelândia relembra agora este momento marcante na história do esporte brasileiro e especial para os amantes do automobilismo!

A vitória emocionante de Ayrton Senna

O dia era 24 de março de 1991, há exatamente 32 anos. Ayrton Senna entra na última volta de um dos GPs do Brasil mais marcantes da história da Fórmula 1. Afinal, a pista de Interlagos por si só já é diferente, mas quando chovia a aparecia um certo cara pilotando no grid, não tinha um que não parava em frente a televisão para assistir.

O ambiente? O mesmo conhecido por muitos. Na televisão, a voz de Galvão Bueno tornando o momento que já era dramático em um completo frenesi. Dentro das casas, a TV de tubo ligada, sintonizando um imagem ligeiramente chiada por causa da chuva. Na pista, o melhor cenário possível: o brasileiro, o ídolo liderando a prova a poucos minutos do fim.

Senna chega para a última volta apontando – seu gesto costumeiro – como quem dizia “essa é minha, já era, está no papo”. E estava mesmo. Nem mesmo o bendito câmbio da McLaren MP4/6, que insistiu em travar numa única marcha, foi capaz de impedir o campeão do povo de trazer um momento de êxtase para a casa dos brasileiros.

Como numa verdadeira corrida de Fórmula 1, o tempo passa voando. Quando menos se espera, lá está Mihaly Hidasi tremulando a bandeira quadriculada. Patrese – que era o 2º colocado da prova – não aparece nem no retrovisor de Ayrton.

Galvão se prepara, enche o peito com o ar que vai sair registrando um dos momentos mais incríveis da história do esporte mundial. Não tem jeito!

Ouça a narração de Galvão Bueno na icônica vitória de Ayrton Senna. Indicamos fechar os olhos e apenas ouvir a vitória. É um verdadeiro show!

O Senna… acena, avisa, aponta… aí vai ele […] Aí vem Senna… de ponta a ponta no Grande Prêmio do Brasil. Fica de pé a torcida… as bandeiras começam a se agitar…

Ayrton Senna 1991
Senna vence o GP do Brasil de 1991 – Foto: Reprodução/Fi.com

Vá além de seus conhecimentos sobre esporte! Confira também nossos outros conteúdos:

Última atualização: 24/03/2023

Foto destaque: Reprodução/Fi.com

Carlos Soares

Editor no Esportelândia e redator no site Showmetech. Comentarista no portal “De Olho no Peixe” e diretor do documentário “Futebol do Espetáculo”, disponível no YouTube. Passou por Cinerama, PL Brasil e Futebol na Veia. Está no Esportelândia desde 2022.