Apesar de hoje andar do meio do pelotão para trás na Fórmula 1, a Alfa Romeo já foi protagonista nos primórdios da categoria. Na verdade, a escuderia é uma das responsáveis pela criação da competição na década de 50.
O sucesso no começo foi tanto que a equipe conquistou os três lugares no pódio na primeira corrida. Provando assim, que a Alfa Romeo não estava pra brincadeira e começava a despontar como um forte nome para a Fórmula 1.
Porém, muitos anos depois, atualmente a escuderia comandada pelos pilotos Valtteri Bottas e Guanyu Zhou não costuma ter muito prestígio dentro das pistas e muitas vezes briga apenas para conquistar alguns poucos pontos.
Hoje, o Esportelândia vai contar a história da equipe Alfa Romeo, revelando suas principais curiosidades e os fatores que levaram a escuderia a chegar onde está agora.
Quando foi criada a Alfa Romeo?
Na primeira metade do século XX, a Alfa Romeo já possuía certa influência dentro do mercado automobilístico europeu. Contudo, só após a Segunda Guerra Mundial, que teve fim em 1945, que a empresa passou a ganhar reconhecimento na área.
Afinal, nesta época ficou perceptível a possibilidade de investir em competições, se atualizando e aproveitando o momento para se colocar entre as grandes marcas nas corridas de carro.
Foi assim que a escuderia se apresentou como uma das protagonistas quando a Fórmula 1 foi criada, em 1950. Provando seu potencial, a equipe garantiu os três lugares do pódio logo na primeira corrida.
A prova foi vencida pelo italiano Giuseppe Farina. Na sequência, apareceu seu compatriota Luigi Fagioli e o inglês Reg Parnell. Mas outro nome que compunha a equipe na época era o de Juan Manuel Fangio, que anos depois conquistou cinco títulos de Fórmula 1.

Com Farina e Fangio, a Alfa Romeo foi a campeã dos primeiros dois anos da categoria automobilística. Já a partir de 1952, percebeu que teria de se esforçar muito para manter a ponta, principalmente combatendo a rival Ferrari.
Assim, solicitou auxílio do governo italiano em 1953, mas o pedido foi negado, fazendo com que a escuderia abandonasse a Fórmula 1.
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O primeiro retorno da Alfa Romeo
Apesar de não competir mais, a Alfa Romeo não sumiu completamente da Fórmula 1. Mesmo distante, a equipe seguiu colaborando com algumas equipes ao fornecer motor em algumas parcerias.
Contudo, um acordo com a equipe Brabham durante a década de 70 foi tão bem recebido, gerando interessantes frutos, que em 1979 a Alfa Romeo decidiu voltar de vez para a categoria.
A princípio, era esperado que o retorno automaticamente marcasse uma nova era de grandes conquistas para a equipe. Mas, não foi bem assim que as coisas aconteceram. Em seus primeiros anos a escuderia não chegou sequer perto dos desempenhos anteriores e o teve um sexto lugar em 1983 como a sua melhor temporada.

Tanto que no ano de 1985 a Alfa Romeo acabou registrando o seu pior momento ao não marcar nenhum ponto em todo o campeonato. Decidindo assim, abandonar a Fórmula 1 pela segunda vez.
É certo que a empresa seguiu por mais alguns anos fornecendo motores e propulsores para outras equipes, mas não demorou muito para desistir desta prática também.
A Alfa Romeo de volta à F1, agora na era moderna
O primeiro passo da Alfa Romeo na nova era da Fórmula 1 se deu em 2017. A empresa passou a patrocinar a Sauber, estampando a sua logo no carro da equipe.
No entanto, a parceira começou a ganhar mais força nos anos seguintes, possibilitando o retorno da Alfa Romeo como escuderia oficial da Fórmula 1 em 2019.
Desde que voltou, o time segue brigando para conquistar posições no meio da tabela, estando bem longe das equipes de primeira ponta que estão ano após ano na disputa por títulos.

Mesmo entendo seu momento, a escuderia parece estar satisfeita com os seus atuais resultados, de forma que não dá sinais de preocupação ou ambição em melhorar para atingir maiores patamares.
Sendo assim, os fãs da Alfa Romeo que ainda esperam para ver aquele mesmo desempenho da primeira metade do século XX seguem um pouco frustrados, mas sem jamais abandonar a sua torcida.
Qual a cidade e o estado da Alfa Romeo?
A sede da Alfa Romeo está localizada na região de Hinwill, em Zurique, na Suíça. O lugar conta com cerca de 9 mil habitantes e se estende por uma área com mais de 22 Km². A fábrica antes pertencia à Sauber, mas passou a se chamar Alfa Romeo Racing durante a temporada de 2019.
Quem é o chefe de equipe da Alfa Romeo?

Em janeiro de 2023, a Alfa Romeo anunciou o nome do italiano Alessandro Alunni Bravi para ser o novo chefe de equipe. Ele chegou para ocupar o cargo deixado pelo engenheiro francês Frédéric Vasseur e trabalhar ao lado do CEO da escuderia Andreas Seidl.
Quantos títulos de pilotos tem a Alfa Romeo na Fórmula 1?
Em suma, a escuderia Alfa Romeo possui apenas dois títulos ao longo de toda a história da Fórmula 1. Aliás, ambos os campeonatos foram os primeiros a serem conquistados na categoria.
Em 1950, primeiro ano da Fórmula 1 a Alfa Romeo foi campeã com o piloto Nino Farina. Na edição seguinte, em 1951, levou o bicampeonato, agora com Juan Manuel Fangio. Desde então, a escuderia nunca mais chegou perto de conquistar outro título.
Piloto | Número de títulos | Temporadas |
Nino Farina | 1 | 1950 |
Juan Manuel Fangio | 1 | 1951 |
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Pilotos da Alfa Romeo em 2023
Valtteri Bottas

Bastante conhecido pelos anos como segundo piloto da Mercedes, o finlandês Valtteri Bottas possui um currículo muito interessante. Ao longo de sua carreira, conquistou 20 pole positions, chegando ao pódio 67 vezes e levando a vitória em 10 oporutnidades.
Bottas chegou à Alfa Romeo na temporada de 2022 e segue como o piloto principal do time para este ano.
Guanyu Zhou

Definitivamente, o Guanyu Zhou tem feito história no esporte. Afinal, ele é o primeiro piloto chinês a comandar um carro em toda a trajetória da Fórmula 1. Estreando como o número dois do time no ano passado, conseguiu conquistar um modesto 18º lugar.
No entanto, para 2023 a escuderia decidiu apostar mais uma vez em seu talento e capacidade para guiar um dos carros do grid.
Qual o carro da Alfa Romeo para a temporada 2023?
Para a temporada de 2023, a Alfa Romeo abandonou o branco e trouxe o preto para o seu novo C43. O modelo da escuderia italiana de longe foi o que mais sofreu alterações em comparação aos carros utilizados pelas equipes no ano passado.

Com o design rubro-negro, o C43 usa o preto para preencher das laterais até o cockpit, enquanto o vermelho ocupa o restante do corpo e toda a parte traseira do carro.
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* Última atualização em 23/03/2023
Foto destaque: divulgação/Alfa Romeo