O esporte, num contexto geral, é mundialmente conhecido por ser uma área da sociedade onde pessoas costumam atingir marcas impressionantes. É movimentando o corpo e disciplinando a mente que seres humanos se tornam capazes de fazer coisas incríveis. Dentre elas, bater a marca de 300 corridas da principal categoria do automobilismo brasileiro, como fez Allam Khodair.

Ao largar pela 2ª em Interlagos na tarde do último domingo (23), o piloto de 41 anos atingiu a impressionante marca e entrou para o seleto grupo de atletas que conseguiu realizar este feito. Dentre os ainda em atividade, apenas ele, Cacá Bueno (336) e Thiago Camilo (323) conseguiram tal feito.

Confira tudo o que aconteceu na Stock Car Interlagos

Allam Khodai fala sobre feito histórico

Ainda antes da corrida, o portal Esportelândia conversou com Allam Khodair sobre a expectativa para bater a marca e atingir as 300 corridas. Logo de cara, o piloto da equipe Blau Motorsport revelou o quanto fica orgulhoso por poder alcançar esses números dentro de um esporte tão competitivo. Além disso, deixa clara a vontade de buscar ampliar ainda mais esta história.

Isso é motivo de orgulho. Como todos sabem, chegar aqui é muito difícil, se manter é ainda mais. Hoje eu sou um dos quatro pilotos com o maior número de corridas. Me encontro na melhor forma física, mental e emocional. Pretendo continuar bastante.

Lógico que mais 300 corridas é difícil, mas quem sabe a gente não bate o número de 500 [no total]? Vou me preparar para isso. Vou me dedicar como nunca.

Na sequência, Khodair ainda falou sobre a importância de conseguir chegar à corrida 300 em Interlagos. Visto que, Allam foi praticamente criado dentro do circuito e considera uma emoção diferente atingir tal feito nele.

É ainda mais especial. É onde tudo começou. Meu 1º treino de carro foi aqui, minha estreia na Stock Car foi aqui, era minha casa. Então, 300 corridas que agora carrego no número do meu carro. Interlagos é especial.

O desempenho na corrida 300

Apesar da grande expectativa criada em torno da corrida 300 de Allam Khodair, o piloto acabou não conseguindo o resultado que esperava. Afinal, após 11 voltas no circuito de Interlagos, teve de abandonar a prova. Dessa forma, não conseguiu conquistar nem sequer um ponto para ajudá-lo no campeonato.

O atleta falou um pouco mais sobre o seu desempenho durante conversa exclusiva com o portal Esportelândia:

Foi um banho de água fria. A gente começou a corrida muito bem, eu já tinha ganhado umas quatro posições. Dali pra frente o Ricardinho me deu uma fechada no meio da reta, eu tive de tirar o pé, o que deu uma desalinhada no pneu dianteiro direito. Quando eu vim para o pit lane, foi um momento errado, onde deu muita confusão, perdemos muito tempo.

E, quando eu estava buscando para chegar pelo menos entre os sete na 2ª corrida, um concorrente não me viu do lado e acabou quebrando a suspensão. Deu tudo errado, mas vamos levantar a cabeça, vamos para a próxima. Completamos os nossos 300 GPs, pelo menos.

A aposentadoria de Allam Khodair está longe

Quando perguntado se após 300 corridas da Stock Car ele já avalia a possibilidade de parar, Allam Khodair foi muito enfático em dizer que pretende continuar pilotando por bastante tempo ainda. Chegou até a utilizar o concorrente Rubens Barrichello como um exemplo positivo.

A meta é continuar competitivo por muito tempo. Eu tenho um norte que é o Rubinho [Barrichello]. Ele tá com 50 anos e foi campeão. Eu tenho 41, então pelos menos até 50 anos eu quero correr. Até o meu tesão pelo carro de corrida acontecer, meu preparo físico estar em ordem e até eu me sentir preparado.

Não satisfeito, ainda disse que tem o maior campeão da Stock Car, Ingo Hoffmann, como seu grande ídolo e alguém em quem pretende se inspirar para seguir correndo em alto nível e atingindo grandes marcas.

Eu quero estar sempre muito competitivo, para continuar como o meu ídolo, Ingo Hoffmann, que aposentou com 57 anos. Ele anunciou a aposentadoria dele numa pole position e se aposentou num 3º lugar. Eu quero que a minha história seja parecida.

A próxima corrida da Stock Car

Com o fim da Stock Car Interlagos, o torneio volta agora apenas no dia 21 de maio, no circuito de Tarumã, no Rio Grande do Sul. Allam Khodair vai em busca de se recuperar da última corrida e apresentar um bom desempenho para seguir no ano de 2023 almejando grandes possibilidades. Você confere todas as informações sobre o evento aqui no Esportelândia.