No último final de semana, Max Verstappen deixou São Paulo como o grande vencedor do GP do Brasil de Fórmula 1. Além do tricampeão da categoria, a corrida ficou marcada pelo épico duelo entre Fernando Alonso e Sergio Pérez.

Aston Martin e Red Bull brigaram pelo pódio até a última volta pelo pódio, literalmente. Isso porque a diferença do espanhol para o mexicano foi de apenas 53 milésimos. Não à toa, os fãs foram a loucura com a batalha entre os dois em Interlagos.

Em meio a esse cenário, a estratégia usada por Alonso para segurar Pérez foi revelada para os apaixonados por automobilismo.

Como Alonso segurou Pérez no GP do Brasil de F1?

A exibição do Príncipe das Astúrias na capital paulista deixou todo mundo de queixo caído. E a engenhosidade do piloto da Aston Martin para se manter a frente de Checo surpreendeu até mesmo a Red Bull.

Segundo o jornal espanhol Marca, Alonso sabia que Pérez era superior a cada volta no autódromo. Por isso, o piloto de 42 anos aproveitou cada oportunidade para maximizar o desempenho de seu carro.

A jogada de mestre do veterano da Aston Martin foi enganar o mexicano e a Red Bull com seu stint com pneus médios. Durante a prova, o espanhol teve uma conversa importante com seu engenheiro de pista, Chris Cronin:

FA: “Estou confuso com o tempo alvo. Lembro-me do tempo alvo do plano B. Devo ir sete (décimos) mais rápido do que o plano B?”

CC: “Sim, Fernando, correto. Sete décimos abaixo do tempo do plano B. Ou três décimos acima do plano A”.

FA: “Então de agora em diante terei que andar na temperatura limite de hoje? Esse número?”.

CC: “Sim, Fernando, exatamente (risos). Tipo o número da temperatura que temos hoje. Estou impressionado”.

FA: “Tudo bem. Acho que tenho mais pneus do que temperatura”.

CC: “Sim, entendido, cara (risos).”

 

Matheus Cristianini

Jornalista formado pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp Bauru. Com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil e Minha Torcida. Apaixonado por automobilismo, sobretudo Fórmula 1.