Rubens Barrichello é, com toda a certeza, um dos maiores nomes da história do automobilismo brasileiro. Com 11 vitórias na Fórmula 1, o piloto hoje compete pela Stock Car e possui uma história de amor com um lugar em especial.
Com oito vitórias em Goiânia, o piloto paulistano parece se sentir completamente a vontade quando corre neste autódromo, se tornando praticamente o dono do circuito. Confira agora a história de Rubinho com um dos mais tradicionais traçados do automobilismo brasileiro.
Relembre o show de Rubens Barrichello em Goiânia no ano passado
Conheça história de amor entre Rubens Barrichello e Goiânia
Barrichello e o Milhão
A história de Rubens Barrichello com a Stock Car começou em 21 de outubro de 2012, quando estreou na categoria correndo no já inexistente Autódromo de Curitiba. No entanto, o “lance” com Goiânia teve início apenas dois anos depois.
Foi em 3 de agosto de 2014, há pouco mais de nove anos, que Rubinho subiu ao lugar mais alto do pódio pela primeira vez na Stock Car. Na época, a cidade do estado de Goiás estava voltando ao calendário da competição depois de 13 temporadas fora. Parecia que ela estava retornando justamente para construir uma história com o piloto.
Barrichello venceu não apenas uma corrida normal, mas a tradicional Corrida do Milhão. Aquela que costuma integrar o campeonato anualmente e bonifica o seu vencedor deixando-o milionário. Outro fato interessante daquele dia, é que Rubens comemorou o triunfo junto do filho mais velho Dudu, que no momento tinha apenas 13 anos, mas hoje corre ao lado do pai.

Desde então, Rubens Barrichello passou a vencer em Goiânia a cada dois anos. Faturou uma vitória em 2016 e, em 2018, tornou a levar o milhão para casa depois de mais uma tradicional edição da corrida.
Acontece que essa conquista foi ainda mais significativa, uma vez que o piloto havia passado por um problema de saúde no início do ano e venceu aquela corrida utilizando o botão de fan push – proporcionado pelo público – no momento decisivo. Desde então, já era possível ver a forte ligação que o piloto tinha com Goiânia.
Você ama outros esportes além de automobilismo? Aqui no Esportelândia também falamos sobre:
Vitórias consecutivas e o final de semana mágico
A partir de 2018, a relação de Rubens Barrichello com o Autódromo Internacional Ayrton Senna ficou ainda mais intensa. Afinal, o piloto passou a vencer no circuito em absolutamente todos os anos. Sim, de 2018 a 2022, Rubinho sempre ganhou uma prova em Goiânia.
No ano passado, por exemplo, o competidor viveu um final de semana mágico nessa pista. No dia da classificação para a 2ª etapa, Rubens Barrichello conquistou a pole position após cravar o tempo de volta de 50s111. A questão é que 111 é exatamente o número do seu carro na equipe Full Time Sports.

Não satisfeito, o piloto ainda venceu as duas corridas realizadas no domingo. A primeira vitória veio após largar na ponta e manter a liderança. Para a segunda prova, existe o regulamento de “grid invertido”, onde os dez primeiros da corrida 1 trocam de posições para a 2. Mesmo assim, Barrichello largou de 10º e conquistou outro triunfo.
O feito realizado naquele final de semana foi tão incrível que o piloto não conseguiu conter as lágrimas e ainda soltou um sonoro: “Goiânia, eu te amo!”
Os números comprovam
Não há como negar, dentre todos os pilotos ainda em atividade, Rubens Barrichello é o que possui mais vitórias no Autódromo de Goiânia. Ao todo, são oito triunfos no circuito das 20 que ele tem na categoria, sendo o lugar onde mais venceu na Stock Car até então.
Rubinho foi campeão do torneio nas edições de 2014 e 2022. Nesta temporada, corre atrás do tricampeonato.
O amor de Barrichello por Goiânia, de pai para filho
Não é possível saber ao certo se existe algum tipo de mística no Autódromo que favoreça o trabalho de Barrichello. No entanto, há um outro fator que ele considera ser ainda mais importante, algo do qual ele chama de “amor”.
É uma situação de amor mesmo. Eu gosto do local. Acho que quando a gente gosta do local, você se coloca mais à disposição, digamos assim. Eu gosto do local, gosto das pessoas, gosto da arquibancada, gosto da pista. Eu gosto, então eu venho pra cá com muito amor.
E se engana quem pensa que ele guarda tudo que sabe sobre a pista para si. Dudu Barrichello, aquele mesmo que estava ao lado do pai em 2014, hoje diz que o seu mentor lhe passa todas as informações para que também consiga se sair bem.
Acho que ele sempre tenta me ajudar, mostra as onboards dele, ano passado ele fez a pole e ganhou as corridas, então poder ter a ajuda dele significa demais e eu estou tentando copiar.

Com uma vitória na Stock Car em seu ano de estreia, Dudu Barrichello deseja construir a sua história tendo o pai como base para tal. É cedo de mais para saber se isso realmente vai se concretizar no futuro, mas se ele seguir os caminhos de Rubens no Autódromo de Goiânia, é provável que essa história de amor continue por mais alguns bons anos.
Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos:
- Stock Car: regras, calendário, campeões, equipes e pilotos
- Pontuação da Stock Car 2023: entenda o sistema do campeonato
- GP do Brasil de Fórmula 1: história, vencedores e recordes
- Os 15 melhores livros de Fórmula 1: leia histórias espetaculares
- Melhor piloto de Fórmula 1 da história: Veja os 18 maiores