Ayrton Senna é lembrado como um dos maiores pilotos de todos os tempos na Fórmula 1, mas, para ele, havia um esporte ainda mais emocionante do que a maior categoria do automobilismo mundial: o kart.
Em uma entrevista concedida ao programa Roda Viva em 1986, o tricampeão mundial revelou seu amor pelo kartismo e como essa modalidade foi essencial para sua formação como piloto.
- Receba as notícias em primeira mão em nosso Grupo de WhatsApp, Grupo do Telegram ou Canal de Transmissão!
- Siga o Esportelândia nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Bluesky, Threads e LinkedIn.
O kartismo na formação de Ayrton Senna
A carreira de Ayrton Senna começou no kart, como acontece com a maioria dos pilotos. Desde cedo, ele teve apoio da família para seguir seu sonho, contando com bons equipamentos e estrutura para desenvolver seu talento.
No entanto, Senna enfatizou que uma das maiores dificuldades enfrentadas por jovens pilotos é a falta de patrocínio no início da trajetória.
Eu comecei no kart, como todo mundo sabe. É o esporte mais emocionante que existe, mais que a Fórmula 1 inclusive, você faz com mais amor ainda.
Eu diria que as maiores dificuldades que um piloto encontra no início da carreira é provar primeiro para conseguir o apoio e você precisa do apoio para chegar lá.
Eu tive a felicidade de ter o apoio da minha família desde o início. Me deram a possibilidade de desenvolver essa habilidade desde pequeno. Corri em bons karts e ali eu consegui me dedicar totalmente.
Senna ressaltou que, após construir uma imagem e se destacar nas competições, os patrocinadores passam a procurar o piloto.
A paixão pelo automobilismo e o legado de Senna
Mesmo após atingir o auge na Fórmula 1 e conquistar três títulos mundiais, Ayrton Senna nunca deixou de exaltar o kartismo como a mais pura expressão do automobilismo.
Sua visão sobre o esporte continua inspirando pilotos de diversas gerações, reforçando a importância do kart como base para o desenvolvimento de novos talentos.
Siga no mundo do automobilismo e confira também mais algumas notícias sobre a Fórmula 1 aqui no Esportelândia:
- Frustrado na Aston Martin, Drugovich pode formar dupla com Schumacher na F1 em 2026
- Alonso responde se os títulos de Max Verstappen valem mais que os de Vettel
- “Ayrton Senna achava que o mundo conspirava contra ele. Fazia de tudo para conseguir pontos”
- Bortoleto comenta disputa Norris x Piastri na F1: “Não será tipo Hamilton e Rosberg”
- “Na minha lista dos maiores da história da Fórmula 1, Nelson Piquet é o primeiro”