A empolgação pela temporada de 2025 da Fórmula 1 era grande, principalmente por conta de Gabriel Bortoleto, que trouxe o Brasil de volta ao grid após sete anos de ausência.

Apesar da ansiedade, o choque de realidade do carro da Sauber já trouxe uma dura realidade para a torcida brasileira e também Bortoleto, que ocupa a última posição na classificação de pilotos.

Durante o GP do Bahrein, o jovem de 20 anos foi sincero após uma pergunta do jornalista Samarth Kanal: “Eu perguntei a ele [Bortoleto] se havia uma janela de desempenho neste carro, e ele apenas riu e disse: ‘Ha ha, não!’”

Gabriel Bortoleto e os problemas da Sauber

Na última temporada, a Sauber foi disparada a pior equipe do grid e terminou sem pontos ao final do ano. Porém, em 2025, a equipe conseguiu uma boa atuação com Hülkenberg no GP da Austrália.

De fato, o alemão foi beneficiado pela chuva que deixou a prova caótica e conseguiu terminar na sétima posição. Porém, a Sauber viu seu desempenho despencar novamente nas provas seguintes.

Em conversa no podcast The Race F1, Samarth e Edd Straw comentaram sobre o desempenho de Bortoleto e revelaram alguns bastidores do brasileiro e suas dificuldades na Sauber.

Engraçado, ele estava bastante decepcionado depois da corrida, mas eu estava tentando entender melhor, porque tenho a sensação de que há uma certa divisão na Sauber sobre se o carro tem uma boa base a partir da qual eles podem evoluir, ou se há algo mais fundamental que eles precisam trabalhar que seria essa sensibilidade”, afirmou Straw.

“Não espero nada de Gabriel Bortoleto. Ganhar a Fórmula 2 e 3 não faz dele um gênio”
Bortoleto é o primeiro piloto brasileiro como titular de uma equipe da Fórmula 1 desde Felipe Massa em 2017 [Imago]

A Sauber melhorou após a pré-temporada? Bortoleto foi sincero

Edd também revelou que chegou a questionar Bortoleto sobre a evolução do carro após a pré-temporada e a resposta do brasileiro foi negativa.

Eu disse ao Bortoleto: ‘Bom, pelo menos parece que há uma base ali da qual dá para melhorar, ou está difícil em termos de equilíbrio?’

Comentei que pelo menos parecia um pouco melhor de pilotar do que na pré-temporada, e ele simplesmente respondeu: ‘Não tenho certeza disso’, o que achei bem revelador.

Siga no mundo do automobilismo e confira também mais algumas notícias sobre a Fórmula 1 aqui no Esportelândia:

Thiago Felipe Camargo Content Sub-Coordinator

Editor no Esportelândia. Criador e administrador da página Surf News Brasil, uma das maiores referências de informação sobre Surf no Brasil. Passagens por PL Brasil e Quinto Quarto. Está no Esportelândia desde 2022.