A escolha da Sauber por Gabriel Bortoleto foi uma aposta para o futuro da equipe. No entanto, o ex-piloto da escuderia, Valtteri Bottas, não concordou com a decisão.
Antes de a equipe se decidir pelo brasileiro, Bottas chegou a dizer que a escolha por um piloto mais experiente seria a mais certa. Agora, o finlandês voltou a tecer críticas direcionadas à Sauber.
- Receba as notícias em primeira mão em nosso Grupo de WhatsApp, Grupo do Telegram ou Canal de Transmissão!
- Siga o Esportelândia nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Bluesky, Threads e LinkedIn.
Bottas: “Algumas pessoas queriam um piloto jovem [Gabriel Bortoleto]”
Em entrevista ao site RacingNews365, Valtteri Bottas abriu o jogo sobre sua situação na Sauber/Audi. O finlandês revelou que algumas pessoas queriam uma mudança para trazer um piloto mais jovem, que seria Gabriel Bortoleto.
Chegando ao fim do meu contrato, comecei a ter muitas dúvidas sobre o futuro, mas sempre tive muita confiança de que estaria no grid [de 2025], porque era assim que parecia.
Para o conselho da Audi, decisões como os pilotos para o futuro precisarão passar por eles, e algumas pessoas realmente me queriam, mas algumas pessoas queriam uma mudança e trazer um piloto jovem [Gabriel Bortoleto].
Em seguida, o piloto afirmou que lhe foi prometido um assento na Fórmula 1. Porém, não foi isso que aconteceu, pois quem ficou com a vaga na equipe foi o brasileiro Gabriel Bortoleto.
Foi difícil porque sempre recebi a indicação, especialmente quando Mattia entrou, de que eu seria o pilar do projeto, então foi difícil me lançar 100% em outra coisa porque me prometeram que eu teria um assento.

Proposta da Williams?
Na mesma entrevista, Bottas explicou um pouco mais sobre as conversas de renovação na Sauber.
É claro que você ainda quer dar uma olhada, mas não pode se comprometer com nada, então eu fiquei apenas esperando: ‘Ok, quando assinamos?’ e isso se tornou uma pergunta semanal, embora tudo estivesse acertado e pronto no papel. Quando isso foi adiado, eu meio que entendi: ‘Ok, há algo acontecendo aqui e não vai ser bom para mim’.
Por fim, o piloto revelou que chegou a conversar com a Williams. Porém, acabou preterido pelo espanhol Carlos Sainz.
Então isso não aconteceu por causa do Carlos e do que ele traz para a equipe em termos de ganhos financeiros, e então eu fiquei com esse projeto [Audi] e teria sido legal, mas acho que as pessoas mais importantes, lá em cima, acharam que uma mudança era necessária, incluindo os pilotos.
Ver essa foto no Instagram
Siga no mundo do automobilismo e confira também mais algumas notícias sobre a Fórmula 1:
- “Gabriel Bortoleto é melhor que Felipe Drugovich” diz ex-rival de Schumacher na Fórmula 1
- Ex-piloto da Fórmula 1 revela o principal dom de Ayrton Senna: “Saíamos do seu caminho”
- Max Verstappen é detonado por piloto da Williams em corrida da F1 por simulador
- Lewis Hamilton recebe ‘prêmio’ indigesto de ex-piloto da Fórmula 1
- “Rubens Barrichello é magoado até hoje por causa disso. É uma pessoa meio amarga”