A escolha da Sauber por Gabriel Bortoleto foi uma aposta para o futuro da equipe. No entanto, o ex-piloto da escuderia, Valtteri Bottas, não concordou com a decisão.

Antes de a equipe se decidir pelo brasileiro, Bottas chegou a dizer que a escolha por um piloto mais experiente seria a mais certa. Agora, o finlandês voltou a tecer críticas direcionadas à Sauber.

Bottas: “Algumas pessoas queriam um piloto jovem [Gabriel Bortoleto]”

Em entrevista ao site RacingNews365, Valtteri Bottas abriu o jogo sobre sua situação na Sauber/Audi. O finlandês revelou que algumas pessoas queriam uma mudança para trazer um piloto mais jovem, que seria Gabriel Bortoleto.

Chegando ao fim do meu contrato, comecei a ter muitas dúvidas sobre o futuro, mas sempre tive muita confiança de que estaria no grid [de 2025], porque era assim que parecia.

Para o conselho da Audi, decisões como os pilotos para o futuro precisarão passar por eles, e algumas pessoas realmente me queriam, mas algumas pessoas queriam uma mudança e trazer um piloto jovem [Gabriel Bortoleto].

Em seguida, o piloto afirmou que lhe foi prometido um assento na Fórmula 1. Porém, não foi isso que aconteceu, pois quem ficou com a vaga na equipe foi o brasileiro Gabriel Bortoleto.

Foi difícil porque sempre recebi a indicação, especialmente quando Mattia entrou, de que eu seria o pilar do projeto, então foi difícil me lançar 100% em outra coisa porque me prometeram que eu teria um assento.

Nelsinho Piquet Bortoleto Bottas
Bottas acabou preterido por Bortoleto [IconSport]

Proposta da Williams?

Na mesma entrevista, Bottas explicou um pouco mais sobre as conversas de renovação na Sauber.

É claro que você ainda quer dar uma olhada, mas não pode se comprometer com nada, então eu fiquei apenas esperando: ‘Ok, quando assinamos?’ e isso se tornou uma pergunta semanal, embora tudo estivesse acertado e pronto no papel. Quando isso foi adiado, eu meio que entendi: ‘Ok, há algo acontecendo aqui e não vai ser bom para mim’.

Por fim, o piloto revelou que chegou a conversar com a Williams. Porém, acabou preterido pelo espanhol Carlos Sainz.

Então isso não aconteceu por causa do Carlos e do que ele traz para a equipe em termos de ganhos financeiros, e então eu fiquei com esse projeto [Audi] e teria sido legal, mas acho que as pessoas mais importantes, lá em cima, acharam que uma mudança era necessária, incluindo os pilotos.

Siga no mundo do automobilismo e confira também mais algumas notícias sobre a Fórmula 1: