Nos dias atuais, o melhor e talvez um dos únicos caminhos para se chegar na principal categoria do automobilismo mundial é participando de programas de desenvolvimento de pilotos das grandes equipes, como o da McLaren, por exemplo.
Visando o futuro na Fórmula 1, todos os jovens promissores que costumam se sair bem nas categorias inferiores já trabalham o quanto antes para fecharem acordos que podem alavancar suas carreiras e colocá-los rumo ao principal objetivo.
Assista aos bastidores da McLaren no GP de Singapura
Você ama outros esportes além de automobilismo? Aqui no Esportelândia também falamos sobre:
Gabriel Bortoleto assina com a McLaren
Na manhã desta quinta-feira (5), a McLaren, uma das principais equipes da história de toda a Fórmula 1, confirmou oficialmente o acerto com o piloto brasileiro Gabriel Bortoleto. O jovem de apenas 18 anos vai integrar o Programa de Desenvolvimento de Pilotos da equipe britânica.
Campeão da Fórmula 3 no seu ano de estreia na categoria, Gabriel Bortoleto teve uma temporada brilhante em 2022. De fato, chamou a atenção de muita gente importante e, caso tenha sucesso na Fórmula 2 em 2024, suas chances de ingressar na Fórmula 1 aumentam consideravelmente.

Vale lembrar que o jovem recebe apoio direto de uma dos maiores nomes do automobilismo: o espanhol Fernando Alonso. Dessa forma, o garoto já tem grande parte do caminho trilhado rumo à Fórmula 1. Integrando a equipe da McLaren, isso pode ajudar ainda mais.
Estou animado em fazer parte do Programa de Desenvolvimento de Pilotos da McLaren. Sou grato à McLaren e ao Emanuele (Pirro) por essa oportunidade.
Já tive a chance de conhecer a equipe no MTC, e estou ansioso para continuar trabalhando no meu desenvolvimento com uma equipe tão incrível.
Além de Gabriel Bortoleto, o Programa de Desenvolvimento de Pilotos da Mclaren ainda conta com nomes como Pato O’Ward, Ryo Hirakawa e Ugo Ugochukwu.
Próxima corrida para assistir Fórmula 1
Com a McLaren na disputa, no próximo dia 8 de outubro, acontece o GP do Catar. O evento está programado para ocorrer às 14h (horário de Brasília). Campeã da temporada, a Red Bull Racing agora tenta dar o título de pilotos a Max Verstappen. Acompanhe todas as informações do campeonato no Esportelândia.
Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos:
- Tudo sobre a McLaren F1 Team: história, títulos e pilotos
- GP do Catar de Fórmula 1: história, vencedores e recordes
- GP do Brasil de Fórmula 1: história, vencedores e recordes
- Os 15 melhores livros de Fórmula 1: leia histórias espetaculares
- Melhor piloto de Fórmula 1 da história: Veja os 18 maiores