Não teve jeito! Depois das fortes chuvas que assolaram a Itália nas últimas horas, a Fórmula 1 decidiu cancelar o GP da Emilia-Romagna 2023. E não pense que o evento foi apenas adiado, visto que foi anunciado que ele não será remarcado. No entanto, apesar da medida drástica tomada pelo organização do campeonato ser rara, ela não é inédita.

Ao longo da história da principal categoria do automobilismo mundial, outros Grandes Prêmios também já foram cancelados. Sendo assim, o portal Esportelândia preparou uma relação dos GPs que passaram por situações parecidas para você conferir e ficar ainda mais por dentro do universo da Fórmula 1. Confira abaixo.

Veja como está o local onde aconteceria do GP da Emilia-Romagna 2023

Outros GPs que foram cancelados além do GP da Emilia-Romagna

Antes do cancelamento do GP da Emilia-Romagna, o fato parecido mais recente foi o GP da Austrália, em 2020. Na ocasião, as equipes tiveram de fazer as malas o mais rápido possível para voltar à Europa por causa da pandemia de Covid-19. Na verdade, o alarme de saúde global causou a suspensão de uma porção de testes e corridas entre os anos de 2020 e 2021.

Contudo, com as equipes no local da corrida, houve apenas três ocasiões em que o GP foi cancelado. Primeiro, em 1985, quando o Grande Prêmio da Bélgica sofreu um recapeamento da pista momentos antes dos pilotos entrarem para correr. Após algumas reclamações, foi constatado que o asfalto cedeu. A corrida não chegou a ser cancelada, mas adiada de 2 julho para 15 de setembro daquele mesmo ano.

Você ama outros esportes além de Fórmula 1? Aqui na Esportelândia também falamos sobre:

Nos outros casos não houve suspensão, mas sim boicotes e a contestação de testes. Por exemplo, em 1980, no GP da Espanha, época da rivalidade entre Bernie Ecclestone e Jean Marié Balestre. A corrida não chegou a acontecer, e foi disputada uma espécie de “GP Pirata”, que não consta nos registros oficiais da Fórmula 1.

Dois anos depois, no Grande Prêmio da África do Sul, o “GP Pirata” voltou a dar as caras. Na ocasião, estava acontecendo a greve dos pilotos. Os competidores protestavam contra o preço que a FISA (antiga FIA) estava cobrando para liberar as licenças. Mas, na última hora, houve um acordo que permitiu a corrida.

Cancelamentos devido ao clima

Agora, quando o assunto é o clima, pode-se dizer que ele afetou outros Grandes Prêmio. Afinal, como não lembrar daquele que ficou conhecido como o “GP da Vergonha”, em SPA, em 2022? A corrida contou com apenas duas voltas e atrás do safety car. Além desse, houve o caso o Japão, na temporada de 2007, quando houve um furacão que obrigou o cancelamento de todas as atividades do sábado.

A próxima corrida da Fórmula 1

De fato, a próxima corrida da Fórmula 1 aconteceria neste final de semana, no GP da Emilia-Romagna 2023. No entanto, com o cancelamento do evento, a prova seguinte passa a ser o GP de Mônaco, marcado para o domingo (28). Todas as informações da principal categoria do automobilismo mundial você encontra aqui, no Esportelândia.

Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos: