Para o amantes de automobilismo, a nostalgia anda sempre lado a lado com a paixão pelo esporte. Afinal, é praticamente impossível separar a relação técnica da Fórmula 1 com toda a sua história. Cada piloto, escuderia e carro, que já participou da categoria conhecida como a elite da modalidade, fez o seu nome e alcançou importante status na sociedade.

É por isso que os fãs de automobilismo são muito ligados aos acontecimentos históricos como dados, estatísticas, corridas marcantes, ultrapassagens de tirar o fôlego e pilotos que muitas vezes se tornavam heróis nacionais. Além disso, vale lembrar também de carros famosos, seja por seus designs ou por apresentar grandes inovações para a sua época.

O leilão de um dos carros mais famosos da Fórmula 1

Na manhã desta terça-feira (28), o portal de notícias português OJOGO divulgou que o monolugar Ferrari F1-2000 será leiloado entre os dias 3 e 12 de abril, em Hong Kong. Para quem não se lembra ao certo, este é o modelo pilotado por Michael Schumacher, quando o mesmo venceu o Grande Prêmio do Brasil no ano de 2000.

carro ferrari
Carro Ferrari F1-2000 usado por Schumacher no GP do Brasil – Foto: Reprodução/Anderson Ferrari/Twitter

Segundo informado pela casa de leilões Sotheby’s – responsável pela ação -, o carro, que foi decisivo para o primeiro título Schumacher com a escuderia italiana ficará inicialmente exposto entre os dias 1 e 6 de abril. O intuito é celebrar o 50 anos da leiloeira no continente asiático.

Conforme anunciado pela própria casa de leilões, esta é uma oportunidade “pouco frequente de ter um pedaço da história”.

O Ferrari F1-2000 é um exemplar da época dourada da escuderia. A princípio, era o carro reserva de Schumacher no ano de 2000, mas foi exatamente com ele que o heptacampeão mundial venceu o GP do Brasil naquele mesmo ano. Não satisfeito, ainda utilizou o modelo para conquistar a pole position nos Grandes Prêmios da Espanha e de Mônaco na mesma edição.

A última vez em que este monolugar foi utilizado em uma corrida foi no Grande Prêmio da Austrália de 2000. Contudo, Schumacher teve de abandonar a prova após um incidente com o piloto brasileiro Ricardo Zonta e não pode alcançar a linha de chegada. O carro nunca mais foi usado.

Tempos depois, a Ferrari reconstruiu o modelo para se tornar uma peça emblemática de um colecionador.

Para o leilão do próximo mês, é esperado que o Ferrari F1-2000 atinja altos valores em lances. Até porque, uma licitação feita do carro guiado por Michael Schumacher quando venceu o título de 2003 mostra que os números chegaram a 13,6 milhões de euros, se tornando o carro de Fórmula 1 mais caro da era moderna.

Vá além de seus conhecimentos sobre esporte! Confira também nossos outros conteúdos:

*Última atualização em: 28/03/2023