A Stock Car realizou neste sábado (22), a 1ª de duas etapas deste fim de semana em Goiânia. Esta 1ª corrida foi realizada no traçado misto do Autódromo Ayrton Senna, e é a 10ª etapa da Stock Car. Assim, César Ramos e Nelson Piquet Jr. levaram a melhor nas duas corridas que formaram esta 10ª etapa. A etapa de domingo será a 11ª e penúltima da temporada. Por fim, a grande final da categoria brasileira será no dia 11 de dezembro, em Interlagos.
Vale lembrar que pouco antes da corrida, aconteceu o treino classificatório, com o gaúcho César Ramos fazendo a volta mais rápida. Portanto, ele largou na pole position.
Corrida 1 da Stock Car
Logo na largada, o pole position César Ramos defendeu muito bem sua posição e continuou na frente após a confusão da largada. Já Ricardo Maurício, que largou em 2º, perdeu sua posição para Ricardo Zonta. Mais atrás, o estreante Diego Azar rodou e caiu para o fim do grid.
No fim da 1ª volta, Ramos mantinha a 1ª posição, seguido de Zonta, Maurício, Nelson Piquet Jr. e Felipe Baptista no top 5. Postulantes ao título, Daniel Serra ocupava a 9ª posição, Rubens Barrichello era o 10º, Matias Rossi na 11ª posição e Gabriel Casagrande estava mais atrás, na 18ª posição.
Com oito minutos de prova, uma disputa pela 5ª posição resultou em uma rodada para Felipe Baptista e furo de pneu para Átila Abreu. A medida que a corrida foi se desenrolando, Ramos abriu cerca de 2s para Zonta. Enquanto isso, Maurício colava no 2º colocado da corrida 1 da Stock Car.
Quando a janela dos boxes se abriu, Galid Osman, Daniel Serra e Matias Rossi foram logo para sua troca obrigatória. Vale lembrar que houve uma mudança de regras da janela de boxes para as etapas remanescentes da Stock Car. A partir de agora, a janela dura seis voltas, e não mais apenas quatro. Esta mudança aconteceu para evitar o acidente que aconteceu na última etapa da Stock Car, em Santa Cruz do Sul.
Ao fim da janela de pit stop, ainda haveriam mais sete minutos de corrida. E César Ramos seguia na liderança, abrindo 3s para Ricardo Zonta. E o 2º colocado conseguiu se desvencilhar de Ricardo Maurício. Galid e Serra eram 4º e 5º, respectivamente. Thiago Camilo, Barrichello, Rossi, Bruno Baptista e Piquet completavam o top 10. Gabriel Casagrande caiu ainda mais, para a 27ª posição.
Ao final da corrida, César Ramos dominou quase de ponta a ponta para transformar a pole position em sua 1ª vitória na Stock Car. Com Zonta e Maurício fechando o pódio. Fecharam o top 10: Galid Osman, Daniel Serra, Thiago Camilo, Rubens Barrichello, Nelson Piquet Jr., Matías Rossi e Bruno Baptista.
Corrida 2
Aplicando a inversão dos dez primeiros colocados no grid para a formação da corrida 2, tivemos Bruno Baptista na pole com Matías Rossi ao seu lado. Além disso, Nelson Piquet Jr., Rubens Barrichello, Thiago Camilo, Daniel Serra, Galid Osman Ricardo Maurício, Ricardo Zonta e César Ramos fechavam o top 10 de largada.
Quem largou muito bem foi o pole position Bruno Baptista, que segurou Matias Rossi. Barrichello e Piquet dividiam a 3ª posição após a 1ª curva. No fundo do grid, uma grande confusão envolvendo diversos pilotos. Entre eles: Felipe Massa, Guilherme Salas, Júlio Campos, Diego Azar, Raphael Teixeira e Tuka Antoniazzi. Porém, sem intervenção do safety car.
Esta intervenção veio apenas faltando 25 minutos para o fim da corrida, graças ao abandono de Antoniazzi. Como o incidente foi rapidamente resolvido, a pista foi liberada faltando 22 minutos para o fim.
Quando a janela de pit stop era aberta, com 17 minutos ainda na regressiva, Baptista liderava com 0.7s para Rossi, que tinha Piquet em sua cola. Um pouco mais atrás, Barrichello era o 4º, porém Serra e Maurício estavam na cola do ex-piloto da Ferrari.
Nelson Piquet Jr. fez uma excelente estratégia nos boxes e ao final da janela, estava na liderança da corrida 2 da Stock Car. Baptista ,Zonta, Maurício e Gomes fechavam o top 5. Barrichello, Rossi e Serra eram 10º, 11º e 12º, respectivamente, com Casagrande em 14º.
Piquet liderava tranquilamente a corrida e chegou a sua 3ª vitória na Stock Car, enquanto Zonta e Baptista brigavam ferrenhamente pela 2ª posição. Melhor para Zonta, que fechou a corrida na vice liderança. Baptista ainda perdeu a 3ª posição para Ricardo Maurício, num fim de semana para o paulista da RCM Motorsports esquecer.
Fecharam o top 10: Bruno Baptista, Átila Abreu, Galid Osman, Rubens Barrichello, Júlio Campos, Daniel Serra e Felipe Baptista. Postulantes ao título, Matias Rossi foi o 12º e Gabriel Casagrande, o 14º.
Como fica a classificação após a 10ª etapa da Stock Car
Em negrito estão os pilotos que ainda podem conquistar o título:
- Daniel Serra (270 pontos)
- Rubens Barrichello (267 pontos)
- Gabriel Casagrande (267 pontos)
- Matias Rossi (257 pontos)
- Ricardo Zonta (225 pontos)
- Bruno Baptista (220 pontos)
- Ricardo Maurício (197 pontos)
- Thiago Camilo (187 pontos)
- Nelson Piquet Jr. (185 pontos)
- César Ramos (176 pontos)
Foto destaque: Divulgação/Duda Bairros/Stock Car