Uma das maiores promessas do automobilismo mundial dos últimos anos, Charles Leclerc defende as cores da Ferrari desde o início de 2019.
O piloto monegasco tem demonstrado um crescimento constante a cada temporada, evidenciando seu talento nas pistas ao superar desafios e conquistar bons resultados pela escuderia italiana na Fórmula 1.
Veja agora todas as informações sobre a história de Charles Leclerc, os primeiros passos na carreira, salário atual e curiosidades sobre o talentoso piloto.
Quem é Charles Leclerc?
Charles Leclerc, um talentoso piloto de Fórmula 1 nascido em Monte Carlo, Mônaco, em 16 de outubro de 1997. Ele é amplamente celebrado pela sua notável velocidade e um estilo de pilotagem ousado, atualmente competindo pela Scuderia Ferrari.
Além de seu talento como piloto, Leclerc é conhecido pela humildade, mantendo uma forte conexão com sua família. Sua trajetória no automobilismo reflete não apenas uma dedicação intensa ao esporte, mas também uma personalidade autêntica, que conquista a simpatia dos companheiros.

Quando e como Charles Leclerc começou na Fórmula 1?
Charles Leclerc estreou na Fórmula 1 em 2018, sendo efetivado como piloto da Ferrari em 2019. Surpreendentemente sua trajetória rumo à escuderia italiana começou em 2016, quando em março ele foi admitido na Ferrari Driver Academy.
A primeira experiência de Leclerc na F1 ocorreu durante os testes de pré-temporada em 2016, e, no mesmo ano, ele se consagrou campeão da GP3 Series.
Na temporada seguinte, o atual piloto da Ferrari competiu na Fórmula 2, a última etapa antes da Fórmula 1, onde, correndo pela equipe italiana Prema Racing, também conquistou o título da categoria.
Com seu sucesso na Fórmula 2, Leclerc provou estar preparado para a Fórmula 1. Sua estreia aconteceu no GP da Austrália de 2018, onde largou em 18º e terminou a corrida em 13º lugar.
Os primeiros pontos de Leclerc na Fórmula 1 vieram no GP do Azerbaijão, onde ele finalizou em 6º lugar. Ao longo da temporada, ficou entre os classificados em outras nove corridas, encerrando o ano na 13ª posição no campeonato de pilotos.
Em setembro de 2018, foi anunciado que Charles Leclerc integraria a Ferrari em 2019, substituindo o finlandês Kimi Räikkönen e tornando-se companheiro de Sebastian Vettel.
Quando foi a primeira vitória de Charles Leclerc na Fórmula 1?
A primeira vitória de Charles Leclerc na Fórmula 1 foi conquistada no circuito de Spa-Francorchamps, no GP da Bélgica de 2019.
O piloto da Ferrari largou na pole position e se manteve à frente dos pilotos da Mercedes, Lewis Hamilton e Valtteri Bottas, que completaram o pódio naquela corrida.
Na comemoração de sua primeira vitória na Fórmula 1, Leclerc homenageou o piloto francês Anthoine Hubert, que morreu em corrida da Fórmula 2 também na Bélgica naquele fim de semana.
Charles Leclerc conquistou sua segunda vitória na F1 logo no GP seguinte, na Itália. Em Monza, ele novamente fez a pole position e teve a companhia de Bottas e Hamilton no pódio.

Qual foi a primeira equipe de Charles Leclerc?
Charles Leclerc fez sua estreia na Fórmula 1 pela Sauber em 2018, onde foi companheiro de Marcus Ericsson. Ele foi promovido à equipe, que utilizava motores Ferrari, após um desempenho notável.
Leclerc, que se formou na Ferrari Driver Academy, foi anunciado como piloto da escuderia italiana em setembro de 2018, começando sua jornada na Ferrari no início de 2019, trilhando uma caminhada de sucesso até aqui.

Equipes de Charles Leclerc
- Sauber – 2018
- Ferrari – desde 2019
Quantas vezes Charles Leclerc foi campeão?
Um dos mais talentosos pilotos da Fórmula 1, Charles Leclerc segue sonhando com o primeiro título na principal categoria do automobilismo mundial.
Em 2016, Leclerc fez história ao conquistar o GP3 Series. Na temporada seguinte, na Fórmula 1, o piloto repetiu o desempenho espetacular nas pistas, sendo coroado com mais um título na carreira.
Qual o salário de Charles Leclerc na Ferrari?
De acordo com informações da imprensa italiana, Charles Leclerc recebe aproximadamente 35 milhões de euros por temporada (R$ 212 milhões, na cotação atual).
É importante lembrar que Leclerc tem contrato com a Ferrari até 2029. Sendo assim, a partir da próxima temporada, o piloto monegasco irá dividir o protagonismo na escuderia italiana com Lewis Hamilton.
Maiores rivais de Charles Leclerc
Em 2019, Charles Leclerc foi contratado pela Ferrari para ser companheiro de equipe do tetracampeão mundial Sebastian Vettel. Ao longo da temporada, um princípio de rivalidade entre o monegasco e o alemão foi aceso, principalmente depois de um acidente no GP do Brasil em que os dois pilotos deixaram a corrida.
No GP do Brasil, Vettel e Leclerc se tocaram na reta oposta de Interlagos, enquanto disputavam o quarto lugar. O alemão tentou ultrapassar novamente o monegasco pelo lado de fora. Leclerc ficou com uma roda quebrada, enquanto Vettel teve um furo de pneu.
O diretor da Ferrari, Mattia Binotto, condenou duramente o comportamento dos dois pilotos no GP do Brasil. “Eles sabem que erros bobos ainda são erros. O que aconteceu hoje é uma vergonha para a equipe”, disse.
O entrevero no Brasil foi apenas um dos episódios da rivalidade entre Charles Leclerc e Sebastian Vettel, que encerra sua passagem pela Ferrari em 2020.
Leclerc x Vettel: polêmica em Monza
Em Monza, durante o treino de classificação, a Ferrari havia dado a ordem para Leclerc puxar o vácuo de Vettel durante o Q3. O monegasco, entretanto, abriu distância para o alemão. No GP da Itália, Leclerc foi vitorioso, enquanto Vettel ficou distante de um resultado positivo.
Leclerc x Vettel: troca de posições na Rússia
Uma nova polêmica entre os pilotos da Ferrari aconteceu no GP da Rússia. Naquela corrida, o pole Charles Leclerc permitiu que o companheiro Sebastian Vettel, o terceiro, pegasse o seu vácuo para superar Lewis Hamilton, o segundo, sem oferecer resistência ao alemão na curva 2.
Vettel ultrapassou Leclerc sob a promessa de devolver a posição. No entanto, ele se distanciou do monegasco e iniciou uma discussão pelo rádio, manifestando sua insatisfação em deixar o companheiro assumir a ponta. A troca de posições acabou sendo feita apenas nas paradas nos boxes.
A rivalidade entre Leclerc e Vettel é consequência do ótimo desempenho do piloto monegasco em sua primeira temporada na Ferrari. Com várias poles e suas primeiras vitórias na Fórmula 1, ele demonstrou que é um forte candidato a brigar por título da categoria nos próximos anos.

Curiosidades sobre Charles Leclerc
- Leclerc é amigo pessoal de vários pilotos: Pierre Gasly, Alexander Albon, George Russell e Lando Norris.
- Ayrton Senna é a principal referência do piloto monegasco no automobilismo
- Apaixonado por futebol, Charles Leclerc é torce para o Mônaco
- Leclerc tem 1,80m de altura
Ver essa foto no Instagram
Agora que você conhece toda a história de Charles Leclerc, aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos
- Melhores sites para assistir Fórmula 1 ao vivo e online
- Maiores campeões da Fórmula 1: os pilotos com mais títulos
- 55 recordes, marcas históricas e curiosidades da Fórmula 1
- Quanto ganha um piloto de Fórmula 1? Veja os maiores salários
- Patrocinadores da Fórmula 1: marcas que investem na categoria

Matheus Carvalho é um profissional multifacetado com experiência em marketing, comunicação e nas areas esportivas. Atualmente, Matheus é redator no site Esportelândia, cobrindo diversos esportes pelo Brasil e o mundo, seja Futebol, Tênis, Vôlei, Basquete, Fórmula 1, entre outros. Além de ser um apaixonado por esportes, como todo brasileiro.