Já não é novidade que a Fórmula 1 é um dos esportes mais difíceis de se praticar no mundo. Afinal, não é qualquer que consegue chegar até a categoria e permanecer no auge por muito tempo. Pelo contrário, o caminho tem se tornando cada vez mais estreito. Portanto, é de se esperar que quem esteja neste meio há tantos anos, acabe tendo algo a ensinar. Não à toa, um dos chefes de equipe da categoria acaba de se tornar professor.
Aliás, não só se tornou professor como, após receber um convite que considerou irrecusável, vai lecionar simplesmente na Havard University, um dos centros de ensino mais prestigiados no universo da educação mundial. Mas quem é? O que exatamente vai ensinar? Confira as respostas para estas e outras perguntas aqui, no Esportelândia.
Confira a introdução do GP de Miami de 2022
Conheça o novo chefe de equipe da Fórmula 1 professor de Havard
De fato, o automobilismo é um esporte que pode passar diversos ensinamentos para outros setores da sociedade. É possível listar uma série de atribuições que são praticadas por quem atua nesta área. Dentre elas, existem a precisão com quais os profissionais têm de fazer as atividades, pois qualquer erro poder ser fatal. Além disso, a persistência também é um ponto-chave, além, é claro, do trabalho em equipe.
Contudo, não é exatamente isso o que Toto Wolf, chefe de equipe da Mercedes, vai ensinar no seu mais novo curso. Responsável por aplicar aulas na Havard Business School, o mandatário de um dos times mais vitoriosos da últimas década da Fórmula 1 será professor da área de administração e gestão de negócios. Setor no qual já acumula vasta experiência.
Me sinto honrado e privilegiado de continuar trabalhando com as mentes brilhantes de Harvard. Sempre que piso no campus, sou inspirado pela curiosidade e ambição dos estudantes, e saio elétrico pelo ambiente especial de aprendizado que criam junto da faculdade.
O convite para lecionar em uma das escolas de pós-graduação da Havard University veio por meio da professora Anita Elberse. A princípio, Wolf será responsável por aplicar palestras sobre cultura organizacional, percepções de liderança em alto desempenho e eficácia pessoal adquiridas no esporte a motor, que é considerada uma das indústrias mais competitivas no mundo todo.

Anita já teve acesso aos bastidores da equipe Mercedes no decorrer da temporada 2021, onde pode observar preparação, competição e análise de desempenho nas corridas. Essa visita teve como resultado um estudo intitulado de “Toto Wolf e a Mercedes“. Dessa forma, o responsável pelo time ajudou os alunos do curso de pós-graduação em administração.
Vale ressaltar que além de professor de Havard, ex-piloto e chefe de equipe da Mercedes, Toto Wolf também é o diretor-executivo e um dos acionistas majoritários da escuderia alemã, com 33% das ações.
A próxima corrida da Fórmula 1
Como o professor Toto Wolf comandando a Mercedes mais uma vez, a próxima corrida Fórmula 1 acontece neste domingo (7). Os competidores vão aos Estados Unidos disputar o GP de Miami. Marcado para começar às 16h30 (horário de Brasília), o evento terá cobertura do portal Esportelândia, com todas as informações da corrida divulgadas em tempo real.
Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos: