A temporada de 2024 da Fórmula 1 tem trazido algumas das maiores mudanças vistas em sua história recente. Um dos novos boatos que estão surgindo nos bastidores da competição é a possível alteração na pontuação da corridas, sobre a qual falou Frédéric Vasseur.

Atual chefe de equipe da Ferrari na principal categoria do automobilismo mundial, o mandatário já trabalhou na Sauber, quando a equipe ainda se chamava Alfa Romeo, antes de virar Stake F1. Diante disso, compreende a necessidade de reconhecer o trabalho das escuderias da parte de trás do pelotão.

Entenda mais sobre a possível nova pontuação defendida por Frédéric Vasseur

Você ama outros esportes além de automobilismo? Aqui no Esportelândia também falamos sobre:

Frédéric Vasseur concorda com nova mudança

Antes mesmo de chegar à Ferrari, o engenheiro francês Frédéric Vasseur era chefe de equipe da Alfa Romeo, equipe mais comedida, que brigava na parte de baixo da tabela de classificação do campeonato de construtores.

Por já ter passado por muitas dificuldades como líder na Fórmula 1, o mandatário acredita que a possível nova mudança na pontuação da categoria vai contribuir de forma significativa, principalmente para as equipes menores.

Não sou contra. Vindo da Alfa Romeo, entendo perfeitamente às vezes a frustração de ter um mega fim de semana, mas se não houver DNF à sua frente você termina em P11 e a recompensa é zero.

Frédéric Vasseur Alfa Romeo
Antes da Ferrari, Frédéric Vasseur era chefe de equipe da Alfa Romeo – Icon Sport

Em entrevista ao portal italiano Motorsport.com, Frédéric Vasseur afirma que o novo sistema de pontuação seria mais justo para todas as equipes no atual grid da Fórmula 1.

[Neste momento] você pode terminar em 11º ou 20º e é a mesma coisa, então posso entender a frustração sobre isso.

A nova proposta a Fórmula 1 para a pontuação do campeonato é valorizar também os carros que terminarem em 11º e 12º. Dessa forma, manteria como está até o 7º, distribuindo os pontos de 5, 4, 3, 2, 1 para o 8º, 9º, 10º, 11º e 12º, respectivamente.

Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos:

Carlos Soares

Editor no Esportelândia e redator no site Showmetech. Comentarista no portal “De Olho no Peixe” e diretor do documentário “Futebol do Espetáculo”, disponível no YouTube. Passou por Cinerama, PL Brasil e Futebol na Veia. Está no Esportelândia desde 2022.