Antes de mais nada, começou no último fim de semana, a 1ª edição da F4 Brasil. Em suma, esta 1ª etapa foi composta de três corridas, e aconteceu no Autódromo de Velocitta, em Mogi Guaçu-SP. Entretanto, esta categoria por ser nova, ainda é pouco conhecida pelos fãs de velocidade no Brasil. Por isso, o Esportêlandia irá apresentar agora a F4 Brasil e como aconteceram as coisas no 1º fim de semana.
O que é a F4 Brasil e por que ela é tão importante?
Em suma, a F4 Brasil (abreviação de Fórmula 4 Brasil) é uma nova forma de jovens pilotos serem apresentados aos carros monopostos (mesmo tipo de carro de categorias como Fórmulas 1, 2 e 3 e W-Series). Funcionará como uma espécie de “categorias de base” para os pilotos. Já que, além de tudo, a F4 Brasil é certificada pela FIA. Portanto, é uma categoria oficial de monopostos.
Então, é uma grande oportunidade para pilotos brasileiros de fazer a transição do kart para carros monopostos, o que aumenta muito as chances de existirem pilotos do Brasil nas principais categorias do automobilismo mundial.
Por fim, vale lembrar que a Fórmula 4 não existe como uma categoria global, como as Fórmulas 1, 2 e 3. Portanto, para se manter, a FIA negocia com as confederações nacionais de automobilismo para que haja uma Fórmula 4 nacional, como é o caso da F4 Brasil. Outras F4 que se destacam são as Fórmula 4 Itália e F4 Britânica.
Organização
A saber, a F4 Brasil será majoritariamente organizada pela Vicar (que também fica responsável pela organização da Stock Car e Stock Series). Portanto, todas as etapas da F4 Brasil serão sempre no mesmo fim de semana e nos mesmos lugares em que correrá a Stock Car.
Assim, o calendário do 1º ano da F4 Brasil está prevendo seis etapas, contando com a etapa de Mogi Guaçu que já aconteceu. Além da etapa do Velocitta, também acontecerá etapas em: Interlagos (31/07), Local a definir (04/09), Velocitta (25/09), Goiânia (23/10) e Brasília (20/11).
Cada etapa será formada por três corridas. Assim, o formato do fim de semana da F4 segue os padrões das maiores categorias de carros monopostos do mundo. Ou seja, tem eventos na sexta, sábado e domingo. Em suma, na sexta ocorrem dois treinos livres (40 minutos cada) e classificação (20 minutos). Já no sábado ocorrem as duas primeiras corridas, com duração de 25 minutos + 1 volta e 18 minutos + 1 volta, respectivamente. Por fim, no domingo ocorre a corrida 3, com duração de 25 minutos + 1 volta.
Já o sistema de pontuação da F4 Brasil é exatamente igual a Fórmula 1 para as corridas 1 e 3. Já na corrida 2, o sistema de pontuação é um pouco menor, com o vencedor da corrida ganhando apenas 15 pontos. A última posição que oferece pontos é a 8ª posição, que fatura um ponto.
Equipes e pilotos da F4 Brasil
O grid da F4 Brasil conta com quatro equipes. Cada equipe tem quatro pilotos, totalizando 16 competidores.
Cavaleiro Sports
Equipe que também está presente na Stock Car, a Cavaleiro Sports está se aventurando na categoria de monopostos pela 1ª vez. Assim, a equipe com sede em Curitiba está apostando em sobrenomes bastante conhecidos do automobilismo nacional, como Felipe Barrichello (filho de Rubens Barrichello) e Nicolas Giaffone (filho de Felipe Giaffone). Completam a equipe, João Tesser e Vinícius Tessaro.
KTF Sports
A KTF Sports é uma equipe especializada em formação de pilotos. Então, nada mais apropriado a equipe com sede em Cotia-SP estar compondo o grid da F4 Brasil. A KTF também está presente na Stock Car e Stock Series. Por fim são os pilotos da KTF Sports: Álvaro Yoon Cho (de apenas 14 anos), Luan Lopes, Richard Annunziata e Victor Backes.
Full Time Sports
Uma das equipes mais vitoriosas do automobilismo nacional, a Full Time Sports também está presente neste 1º ano de F4 Brasil. Em suma, a equipe com sede em Vinhedo-SP já venceu a Stock Car em 2014 (com Rubens Barrichello). Além de já ter triunfado na Stock Light (antecessora da Stock Series) em 2009. Por fim, tem experiência também nos monopostos. Já que venceu a extinta Fórmula Renault Brasil em 2006.
Assim, contará com os seguintes pilotos: Fernando Barrichello (filho de Rubens Barrichello), Nelson Neto (bicampeão brasileiro de kart), Pedro Clerot (o mais jovem piloto a conquistar uma pole position em competições oficiais) e Ricardo Gracia.
TMG Racing
A TMG Racing também está presente na Stock Car, com o nome de Blau Motorsports. Contudo, na F4 Brasil, irá competir com o seu nome original. Assim, a equipe com sede em Americana-SP tem os seguintes pilotos na F4: Aurélia Nobels (única mulher do grid da F4 Brasil), Lucas Staico (bicampeão do sul-americano de kart), Lucca Zucchini e Nicholas Monteiro (ao lado de Aurélia, são os únicos estrangeiros do grid).
Carro utilizado na F4 Brasil
Em suma, todos os carros utilizados em todas as Fórmulas 4 pelo mundo são padronizados. E na F4 Brasil não é diferente. Já que é uma categoria oficial da FIA. Assim, são carros que simulam os carros das Fórmulas 1, 2 e 3. Todavia, são carros mais lentos do que as categorias citadas.
Por fim, tem o chassi denominado F4 T-021, produzido na Itália pela montadora Tatuus. Já o motor será da Abarth-Autotecnica (Itália). As outras especificações do carro da F4 Brasil seguem todos os altos padrões da FIA, incluindo os pneus, que são importados da Pirelli.
Foto Destaque: Reprodução/Lukas Beux