Não teve como! Apesar da corrida com início movimentado, as bandeiras vermelhas e a grande disputa pelas primeiras posições, o holandês Max Verstappen conseguiu se manter na ponta e garantir mais uma vitória para a Red Bull na temporada de 2023 da Fórmula 1, no GP da Austrália.
Após conquistar a pole position sem dificuldades no último sábado, o piloto da equipe austríaca esperava manter o bom desempenho para conquistar outra vitória. É certo, contudo, que Verstappen também contou com um pouco de azar de seus adversários para conquistar seu importante resultado.
Você acompanhou todas as informações do GP da Austrália de Fórmula 1 em tempo real, aqui no Esportelândia.
GP da Austrália – A Corrida
Largada e início da prova
Diferente do que muitos esperavam, a largada não foi tão boa para Max Verstappen. Assim que as luzes vermelhas se apagaram, os dois carros da Mercedes, guiados por George Russell e Lewis Hamilton partiram para cima do pole position e ultrapassaram o piloto holandês. No entanto, a corrida logo teve de acionar o safety car (carro de segurança, em tradução livre).
Após um toque de Lance Stroll em Charles Leclec nas primeiras curvas da prova, o piloto da Ferrari perdeu o controle do carro e saiu da pista, indo parar na brita. Como não conseguiu sair sozinho, o carro teve de ser retirado pela segurança do evento.

Após o retorno da corrida, Verstappen tentou pressionar os pilotos que estavam na sua frente, mas não obteve muito sucesso. Devido a liberação do DRS, Hamilton conseguiu manter a vantagem para cima do piloto holandês. Contudo, na volta 8 a corrida teve de ser paralisada outra vez. Alexander Albon, da Williams, que vinha fazendo uma boa prova acabou batendo no muro e gerando uma bandeira vermelha. O piloto não se machucou.
Relargada e meio da prova
Após alguns longos minutos paralisado, o GP da Austrália teve a sua relargada na volta 9. Como havia ido aos boxes antes da bandeira vermelha, Russell reiniciou no meio do pelotão e não conseguiu se recuperar. Hamilton largou bem e conseguiu manter a vantagem para cima de Verstappen. No entanto, com um ritmo de corrida muito superior ao adversário, o piloto da Red Bull logo fez a ultrapassagem e recuperou a ponta do grid.

Minutos mais tarde, foi a vez de George Russell abandonar a corrida. Na volta 19, o carro do piloto da Mercedes começou a pegar fogo na região do motor após problemas técnicos. Bandeira amarela novamente. Na sequência, Verstappen seguiu na liderança e abrindo grande vantagem para o resto do pelotão.
2ª relargada e reta final
Chegando próximo ao fim da prova, o espanhol Fernando Alonso recebeu sinal verde da sua equipe para começar a pressionar Lewis Hamilton pelo 2º lugar no GP da Austrália. Ao mesmo tempo, Verstappen seguia empilhando uma volta mais rápida atrás da outra e administrando o resultado a seu favor.
Faltando cinco voltas para o final da corrida, a emoção voltou a aparecer por meio de uma bandeira vermelha. Após uma curva, Kevin Magnussen, da Hass, foi direto ao muro perdendo a sua roda e fazendo com que a corrida fosse paralisada mais uma vez.

Após o retorno da prova, houve uma forte disputa para saber que ganharia a corrida. Carros se tocaram no meio do pelotão, fazendo com que uma série de pilots abandonasse a corrida na última volta. No fim, o holandês Max Verstappen se manteve na ponta e conquistou a vitória diante dos seus adversários. Mais um triunfo para a Red Bull.
Confira abaixo o resultado final da corrida
- 1º: Max Verstappen (VENCEDOR)
- 2º: Lewis Hamilton
- 3º: Fernando Alonso
- 4º: Lance Stroll
- 5º: Sérgio Pérez
- 6º: Lando Norris
- 7º: Nico Hülkenberg
- 8º: Oscar Piastri
- 9º: Guanyu Zhou
- 10º: Yuki Tsunoda
- 11º: Valtteri Bottas
- 12º: Carlos Sainz
- 13º: Pierre Gasly (Abandonou)
- 14º: Esteban Ocon (Abandonou)
- 15º: Nyck De Vries (Abandonou)
- 16º: Logan Sargeant (Abandonou)
- 17º: Magnussen (Abandonou)
- 18º: George Russell (Abandonou)
- 19º: Alexander Albon (Abandonou)
- 20º: Charles Leclerc (Abandonou)
Próxima corrida Fórmula 1
A princípio, a próxima etapa da temporada de 2023 da Fórmula 1 é o Grande Prêmio do Azerbaijão, que será disputado em Baku, no dia 30 de abril. O evento acontece às 8h (horário de Brasília).
Foto destaque: Icon Sport