O mundo da Fórmula 1 é repleto de histórias emocionantes e momentos marcantes, muitos dos quais envolvem tragédias e acidentes que mudaram o rumo de carreiras e até do próprio esporte, como aconteceu com Ayrton Senna.

Em 1º de maio de 1987, o piloto brasileiro Nelson Piquet vivenciou um dos momentos mais críticos de sua carreira, quando sofreu um acidente grave na curva Tamburello, em Ímola, durante os treinos para o GP de San Marino.

Curiosamente, exatos 7 anos depois, o mesmo local seria palco do fatídico acidente que tiraria a vida de Senna. Para Piquet, o acidente de 1987 não apenas marcou sua carreira, mas decretou o fim de sua trajetória na Fórmula 1.

O acidente de Nelson Piquet na mesma curva que Senna morreu decretou o fim da sua carreira

Durante os treinos livres para o GP de San Marino em 1987, Nelson Piquet estava a bordo de sua Williams quando sofreu um acidente na temida curva Tamburello.

Após um furo no pneu traseiro direito, o carro de Piquet girou e bateu violentamente contra o muro da curva, que mais tarde se tornaria tristemente famosa após o acidente fatal de Senna.

Embora Piquet tenha sido levado ao hospital com lesões, incluindo traumatismo craniano, contusões e uma entorse no joelho, o acidente teve um impacto profundo em sua carreira.

Em uma entrevista, Piquet foi enfático ao falar sobre o efeito duradouro do acidente em sua vida profissional.

Depois do acidente em Ímola, nunca mais fui o mesmo. Minha carreira acabou mesmo no meu acidente na Tamburello. Depois disso, decidi só ganhar dinheiro.

A tragédia e a coincidência com Senna

O acidente de Piquet na curva Tamburello serviu como um aviso do perigo que essa curva representava, e 7 anos depois, em 1994, seria o local onde Ayrton Senna tragicamente faleceria.

Embora os acidentes tenham ocorrido em épocas diferentes, a coincidência entre os dois eventos trágicos chamou a atenção de muitos, criando uma conexão sombria entre Piquet e Senna. Em uma entrevista, Piquet refletiu sobre a coincidência:

Era muito mais complicado antigamente, sair da pista era acidente na certa. Teve meu acidente em Ímola, por exemplo. Tive um acidente na mesma curva do acidente do Senna, 7 anos antes. (Gerhard) Berger bateu lá também. Depois, eles mudaram a curva e fizeram uma chincane. Vendo os três acidentes graves, eles mudaram tudo. 

O acidente de Piquet em 1987 não apenas marcou o fim de sua era como piloto agressivo, mas também trouxe à tona as questões de segurança.

Ao longo dos anos, levariam a mudanças significativas no esporte. O piloto afirma que perdeu a noção de profundidade por muito tempo.

A curva Tamburello, mais tarde, foi modificada em resposta à tragédia de Senna, reforçando a importância da evolução contínua na segurança dos pilotos.

Continue por dentro de tudo sobre o automobilismo! Veja mais notícias no Esportelândia: