O automobilismo é conhecido por sua paixão e adrenalina. Seja na Fórmula 1, na Stock Car, na Nascar, Fórmula Indy, na Moto GP e nas 24h de Le Mans. Os eventos são realizados em circuitos desafiadores e emocionantes, cada qual possui sua dinâmica.

Neste sentido, as 24 Horas de Le Mans é uma das corridas mais emblemáticas e desafiadoras do mundo do automobilismo. O evento é realizado anualmente no Circuito de la Sarthe, na França. A saber, o brasileiro Daniel Serra participou da última edição do evento e contou ao Esportelândia como foi. Confira!

A tríplice coroa do automobilismo

Antes de mais nada, a Tríplice Coroa é considerada um dos maiores desafios do automobilismo devido à diversidade de disciplinas e às exigências únicas de cada corrida. Além das habilidades de pilotagem, os motoristas precisam adaptar-se a diferentes carros, equipes e estratégias para se destacarem nessas competições de prestígio.

Os três eventos que formam as corridas mais prestigiosas do automobilismo mundial são: o Grande Prêmio de Mônaco na Fórmula 1, as 24 Horas de Le Mans e as 500 Milhas de Indianápolis.

Você ama outros esportes além de automobilismo? Aqui no Esportelândia também falamos sobre:

Cada uma das três corridas possui uma representatividade em seu respectivo campeonato. O GP de Mônaco é conhecido por suas ruas estreitas e desafiadoras, exigindo precisão e coragem dos pilotos.

As 24h de Le Mans é uma prova de resistência. Desse modo, testa a habilidade dos pilotos e a durabilidade dos carros em uma corrida de 24 horas ininterruptas. Já as 500 Milhas de Indianápolis são um marco no automobilismo americano, com velocidades impressionantes em um oval lendário.

Dessa maneira, participar destes três eventos é um sonho de qualquer piloto ou amante do automobilismo mundial. Em conversa com Carlos Soares, repórter do Esportelândia,  Daniel Serra destrinchou algumas das diferenças entre as 24h de Le Mans e a Stock Car, a principal categoria do Brasil.

A corrida estratégica

A prova francesa é uma das referências do automobilismo mundial. Sendo assim, tudo que ocorre nela se torna grande. Quando questionado sobre a sensação de participar de Le Mans, Serra detalhou o porque da prova ser uma de suas disputas favoritas.

Le Mans é uma das minhas corridas favoritas. Mesmo para quem gosta, só vai entender o tamanho dela quando for no evento, entender o tamanho que é a corrida. Principalmente este ano que era uma edição centenária e contou com a volta dos hipercars.

Então, o evento estava muito grande, uma corrida muito legal. Não só pelo tamanho dela, mas porque eu gosto de corrida de vinte e quatro horas. Hoje em dia você faz as vinte e quatro horas, classificando toda a volta, então é muito legal, tem muita estratégia, tem muita coisa envolvida, acho que é por isso que é uma das minhas favoritas.”

Além disso, Daniel Serra explicou um pouco das diferenças entre a Stock Car, a categoria que disputa, e Le Mans:

É muito diferente. Aqui eu corro sozinho em um carro, lá eu tenho que dividir com os companheiros de equipe. As corridas são mais longas, tem mais estratégia, tem diferentes tipos de pneus, o carro pode mexer muito mais. Enfim, lógico que o objetivo é sempre o mesmo, mas o formato das corridas e tudo é bem diferente.”

A próxima corrida da Stock Car

Com Daniel Serra largando na 2ª posição, a Stock Car segue para a sua próxima corrida neste domingo (18). O evento está marcado para acontecer no Autódromo de Cascavel, no Paraná, às 11h10 (horário de Brasília). Lembrando que você acompanha todas as informações do campeonato aqui, no Esportelândia.

Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos:]