Depois de muita espera, o Brasil finalmente teve um piloto participando de uma etapa da Fórmula 1 em 2024. Piloto reserva da Aston Martin, Felipe Drugovich correu no 1º Treino Livre do GP do México, no lugar de Fernando Alonso.

Apesar da alta expectativa, o atleta brasileiro terminou a sessão na 18ª posição, duas atrás do canadense Lance Stroll, seu companheiro de equipe ao longo da atividade. Mesmo com o resultado abaixo em termos de classificação, a equipe disse Drugovich cumpriu tudo o que era esperado para a análise do carro.

Felipe Drugovich fala sobre participação no TL1 do GP do México

Brasileiro sugere mudança para a Fórmula 1

Campeão da Fórmula 2 na temporada 2022, Felipe Drugovich assinou com a Aston Martin para ser piloto de testes e desenvolvimento já no ano seguinte. Mas sempre deixou claro que o objetivo principal era conseguir a titularidade na Fórmula 1.

Sem oportunidades desde que chegou à escuderia inglesa, o brasileiro participou apenas de algumas sessões de treinos livres, assim como aconteceu no México na última sexta-feita (25). No entanto, nunca teve a chance de competir em uma corrida principal.

Felipe Drugovich
Felipe Drugovich terminou o treino livre na 18ª posição (Icon Sport)

Em entrevista ao portal The Race, Felipe Drugovich foi perguntado sobre a dinâmica da F1 de obrigar as equipes a darem dois treinos livres para suas pilotos reservas ao longo o ano. Em sua resposta, o atleta confirmou que acha positivo, mas sugeriu que talvez pudesse ser mais.

Isso tem uma solução fácil. A MotoGP tem curingas. Claro, não podemos colocar um terceiro carro. Mas a maioria dos pilotos já diz: ’24 corridas é demais’. Então, se eles (titulares) tiverem que desistir de uma sessão de TL1, por que não desistir do fim de semana inteiro?

O questionamento de Felipe Drugovich é acerca da possibilidade da Fórmula 1 começar a liberar ao menos um final de semana inteiro para os pilotos reservas das equipes. Dessa forma, todos teriam a oportunidade de mostrar seu desempenho e tentar algo mais.

Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos: