Com toda a certeza, este é um dos sobrenomes mais fortes da história do automobilismo brasileiro. Seguindo o caminho de sucesso do pai no universo dos esportes a motor, Dudu Barrichello começa a construir uma história vitoriosa na sua carreira. Com o triunfo na 4ª etapa da Stock Car 2023, o jovem piloto atinge outro patamar na competição e passa a chamar a atenção do grid.

Durante a cobertura no Autódromo de Cascavel, o Esportelândia conseguiu uma entrevista exclusiva com Dudu. Na conversa, o atleta contou detalhes da boa relação que tem com seu pai e como isso influenciou a sua vida. Confira todas as informações agora.

Assista à vitória de Dudu Barrichello na Stock Car

Entrevista com Dudu Barrichello

A mente de um atleta

A princípio, Dudu Barrichello conta que seu pai – o ex-piloto de Fórmula 1, Rubens Barrichello -, sempre o preparou para ter um lado mental muito forte. Afinal, atletas de alto nível enfrentam as mais variadas cobranças na carreira, portanto, é essencial fortalecer a mente.

Meu pai sempre tentou preparar, principalmente, a minha cabeça. Ele sempre deu muita ênfase e falou que a principal coisa era a minha cabeça. Independente se eu fosse bom ou ruim, magro ou gordo, inteligente ou burro.

De qualquer forma, o que eu tinha de fazer era ter a cabeça fria, porque nesse esporte eu ia passar por momentos de muita pressão e nem sempre é justo.

Segundo revela o piloto, resultados nunca foram o principal objetivo de qualquer que fosse a carreira que ele escolhesse, mas sim a oportunidade de aprender e ter determinação.

Tem todo esse trabalho aqui para um cara sair ganhando, então ele sempre preparou muito a minha cabeça para isso. Ele sempre foi muito duro quanto a isso. Ele nunca me cobrou resultado. Nunca, na minha vida, o meu pai me cobrou resultado. Mas ele sempre me cobrou muito determinação, muita garra, independentemente do que eu fosse fazer.

Tanto que quando eu era pequeno eu queria jogar futebol. Ele sempre me fez treinar muito pelo futebol, ir atrás, ir nas escolinhas, fazer tudo certinho. Meu pai presa muito pela determinação, por continuar tentando, mesmo quando dá errado, e ir aprendendo.

A oportunidade de errar para aprender

Na sequência, Dudu Barrichello afirma que o erro faz parte da construção de um bom atleta. Para ele, é impossível o piloto aprender ou absorver novas informações se só fizer tudo certo sempre. Nessa questão, Rubens parece ter ensinado a importância de se dedicar ao que quer conquistar, uma vez que seu filho teve uma infância um pouco diferente do que as outras crianças.

A gente não tem como aprender sem errar. Entrar, sentar no carro e ganhar a corrida é a pior coisa que pode acontecer porque aí eu não aprendi nada. Minha rotina sempre foi muito diferente das outras crianças. Eu faltava muito na escola, nunca fui em uma viagem com eles. Sempre que tinha tempo eu ia para o kartódromo treinar. 

Barrichello
Abraço de pai e filho após vitória de Dudu Barrichelo na Stock Car – Divulgação/Marcelo Machado de Melo/Stock Car

A gente andava muito de simulador, que é um negócio que desde pequeno me ajudou a entender muito o que o setup do carro faz, o que as estratégias dos carros fazem. Eu desde os meus dez anos ando no simulador e é uma coisa que a gente sempre se divertiu muito fazendo. Colocávamos os simuladores um do lado do outro e disputávamos.

Nesse ínterim, o atual piloto da equipe Mobil Ale Full Time diz que para seguir nesse esporte, o atleta deve assumir um estilo de vida totalmente dedicado a isso.

Desde muito pequeno o meu pai sempre me incentivou e eu digo que o meu esporte é um lifestyle, não é um esporte de escolha. Se você quer ser piloto, precisa viver esse esporte.

É muito difícil você um cara que não vive aquilo dar certo. Então a minha preparação sempre foi muito diferente das outras crianças da escola, mas acredito que não muito diferente dos outros pilotos.

Você ama outros esportes além de automobilismo? Aqui no Esportelândia também falamos sobre:

Preparação para ser um bom piloto

Por fim, ainda durante entrevista ao Esportelândia, Dudu Barrichello afirmou que passou por toda uma preparação específica quando ainda jovem para conseguir ingressar na carreira como piloto. Contudo, hoje enfrenta uma rotina muito parecida com a do seu pai.

Hoje é muito similar na preparação. Meu pai me ajuda bastante. Claro que ele, na minha vida pessoal, não é tão constante como antes, já que hoje eu moro sozinho. Mas sempre que a gente pode a gente está andando no simulador juntos, olhando a telemetria um do outro, andando de kart juntos.

Meu pai sempre me incentivou muito e sempre foi um dos caras que mais acreditou em mim nos meus momentos mais difíceis. Isso é o que eu mais valorizo. Porque, acreditar em alguém quando está em bom momento é muito fácil, qualquer faz. Mas você acreditar em uma pessoa quando ela está passando por um momento difícil eu valorizo muito isso.

A próxima corrida da Stock Car

Com Rubens e Dudu Barrichello, a Stock Car segue para a sua próxima corrida no dia 9 de julho. O evento está marcado para acontecer no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Lembrando que você acompanha todas as informações do campeonato aqui, no Esportelândia.

Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos:]