A saber, aconteceu neste último domingo (5), o GP da Arábia Saudita de Fórmula 1. Assim, foi bastante controverso. Isso porque a corrida foi interrompida por duas bandeiras vermelhas, em decorrência de diversas batidas e ultrapassagens perigosas. Por fim, o vencedor foi o inglês Lewis Hamilton.
Com a vitória, o piloto empatou em número de pontos com o líder do campeonato mundial de pilotos, Max Verstappen.
YES YES YES!!!! LEWIS WINS A CRAZY SAUDI ARABIAN GP IN JEDDAH!!! PURE. CHAOS!! ??? pic.twitter.com/0ZY5CTtzgy
— Mercedes-AMG PETRONAS F1 Team (@MercedesAMGF1) December 5, 2021
Destaque também para o emocionante final de corrida para Valterri Bottas e Esteban Ocon. Já que o finlandês, em 4º nas últimas voltas, foi instruído pela equipe a ultrapassar o piloto da Alpine. Assim, começou uma guerra pelo pódio nas últimas voltas. Por fim, Bottas ultrapassou Ocon nos últimos metros da última volta, pouco antes da linha de chegada.
Em suma, Daniel Ricciardo levou sua McLaren para a 5ª colocação. Por fim, Pierre Gasly, Charles Leclerc, Carlos Sainz, Antonio Goivinazzi e Lando Norris fecharam o top 10.
Largada cautelosa e primeiro acidente
A princípio, a largada do GP da Arábia Saudita foi bastante tranquila, com os pilotos se respeitando bastante. Assim, ao menos no top 5, não houve toques ou mudanças de posição. Fazendo com que a única mudança fosse a péssima largada de Yuki Tsunoda.
Entretanto, a tranquilidade da corrida foi quebrada com o acidente de Mick Schumacher na curva 22 (mesma curva em que Charles Leclerc bateu no TL2). A direção de prova acionou o Safety Car, fazendo com que Hamilton e Bottas foram chamados para os box pela Mercedes . Enquanto os dois pilotos realizavam o pit-stop, Verstappen seguiu na pista.
Só que o jogo virou na volta 13, quando a direção de prova da FIA acionou a bandeira vermelha, interrompendo a prova. Assim, Verstappen poderia trocar seus pneus sem perder posições.
Segunda relargada – Verstappen na frente de Hamilton
Já na segunda relargada, Verstappen tomou a frente de Hamilton por fora da pista, fazendo com que ele tivesse que largar na terceira posição.
Sendo assm, quando foi dado o início da segunda relargada, Lewis ficou cercado por Max Verstappen e Esteban Ocon, e precisou esperar até as últimas voltas para atacar.
Além disso, segundos após tivemos outro acidente e novamente a corrida foi suspensa. O piloto Sergio Pérez abandou a corrida após seu carro ser rodar na pista.
Já o piloto russo, Nikita Mazepin, que vinha no pelotão atrás, acabou acertando em ceio a traseira de George Russell. Os pilotos também vieram a abandonar a corrida, que teve a bandeira vermelha novamente acionada.
? RED FLAG (LAP 15/50) ?
The red flag flies again – Perez, Mazepin and Russell are all out after a melee on the restart#SaudiArabianGP ?? #F1 pic.twitter.com/J6fM3pn9cY
— Formula 1 (@F1) December 5, 2021
Terceira relargada
Na terceira relargada, Lewis optou por colocar pneus duros assim como Ocon. Já Verstappen foi com médios.
Assim que iniciou a relargada, Hamilton ficou entre o piloto holandês, que colocou o carro por dentro já na primeira curva. Sendo assim, Max assumiu a primeira colocação.
Ainda na volta 23, tivemos outra bandeira amarela, no caso desta vez foi por conta de uma colisão na curva um entre os pilotos Yuki Tsunoda e Sebastian Vettel.
Já dois minutos depois, Vettel e Kimi Räikkönen, se tocaram e o alemão teve pedaços do assoalho jogados na pista.
Hamilton vs Verstappen
Pela volta 37, já com as luzes verdes, Hamilton abriu a asa e atacou Verstappen na reta. Por fora, o britânico chegou a colocar o carro à frente do rival. O holandês, acabou saindo do traçado novamente para se defender e ficou na ponta.
Na volta seguinte, o piloto da Red Bull, após ordem de equipe tentou ceder a posição para o britânico, tirou o pé no meio da reta para o rival ultrapassar. O astro da Mercedes, que vinha em alta velocidade, acabou batendo seu carro na traseira do adversário.
Esse ato, acabou gerando uma nova punição que acabou fazendo com que o piloto britânico ultrapassasse e assumisse o primeiro lugar.
Hamilton abriu vantagem na liderança e venceu a corrida. Em 2º veio Max Verstappen, em 3º Valtteri Bottas após ultrapassar Esteban Ocon nos metros finais. Por fim, foi possível perceber a frustação do piloto francês, ao cruzar a linha em 4º lugar.
LEWIS HAMILTON TAKES THE ?
And with the fastest lap, he moves level in the championship race with Max Verstappen on 369.5 points!#SaudiArabianGP ?? #F1 pic.twitter.com/hnHfPElD3J
— Formula 1 (@F1) December 5, 2021
Foto Destaque: Divulgação / Twitter / Mercedes