Como o público já está acostumado a ver há muito tempo, o automobilismo é cercado de polêmicas por todos os lados. A mais nova delas envolve a punição sofrida por Enzo Elias, piloto da equipe Crow Racing, durante a etapa de Interlagos da Stock Car 2023, que aconteceu neste domingo (23).
A decisão tomada pela direção de prova desclassificou o atleta de 21 anos da corrida. Ele que vinha bem desde a etapa de Goiânia, a 1ª do ano, estava conseguindo um resultado importante em Interlagos, levando para casa pontos que poderiam ajudar no decorrer do campeonato. Veja agora a reação de Enzo Elias após o fim da prova.
Confira tudo que aconteceu na Stock Car Interlagos 2023
A punição de Enzo Elias
Depois de uma estreia muito promissora na sua primeira corrida na Stock Car, na etapa de Goiânia, três semanas atrás, Enzo Elias vinha bem mais uma vez. Após um bom final de semana nos treinamentos, o jovem piloto tinha tudo para pontuar bem na hora que mais precisava. Em exclusiva ao portal Esportelândia, comentou:
Eu estou bem contente com a etapa como um todo. Acho que a gente deu um salto gigantesco de Goiânia para cá. Era o tempo inteiro no top-6, por um pouco não fomos para o Q3.
Na corrida também, o push deu uma travada na primeira volta, o que atrasou minha corrida, mas a gente conseguiu recuperar no meio. Um top-6 na 2ª corrida na Stock Car, eu não acho nada mal.
Elias estava brigando por pontos importantes na 2ª etapa, em Interlagos, quando a direção lhe aplicou uma punição. A decisão veio após o incidente junto ao carro do piloto Allam Khodair, da equipe Blau.
Na corrida 2 eu estava indo bem, dentro da nossa estratégia. Estava cumprindo tudo, ia pontuar bem. Na minha visão, teve um toque ali com o Khodair em que eu estava até fora do traçado. Para mim, ele perdeu a freada… não tenho noção real do que aconteceu, mas tomei uma desclassificação sem sentido algum.
Em seguida, Enzo reforçou a sua insatisfação com a decisão da direção de prova e deixou claro que poderia ter conquistado um ótimo resultado se não fosse por isso.
Me tiraram da corrida sem chances de brigar. É inaceitável o que aconteceu! Vamos lá recorrer. Óbvio que eles devem ter um motivo, mas eu não consigo acreditar no que eles fizeram hoje.
A decisão sobre o recurso da Crown Racing
O Esportelândia entrou em contato com a Vicar, responsável pela organização do campeonato, mas ficamos com a resposta de que, apesar de receberem, até o momento nada foi decidido sobre o recurso da Crown Racing, equipe de Enzo Elias.
Quando perguntada sobre o motivo da demora para ter uma solução, a Vicar respondeu da seguinte maneira:
Importante: Cada pedido de revisão implica em analisar as câmeras onboard dos pilotos envolvidos – e de outros, em caso de necessidade. Também são ouvidos os pilotos, num procedimentos que os oficiais de competição da CBA chamam de oitiva. Somente depois de cumpridas todas as etapas da chamada ampla defesa é que os Comissários Desportivos decidem entre si se o pedido de revisão é procedente ou improcedente. Sim, tudo isso demora muito.