De fato, mesmo fora das pistas, o universo do automobilismo reserva uma série de nomes importantes e influentes. Há mais de 50 anos dentro da Fórmula 1, o hoje comentarista da Rede Bandeirantes de Comunicação, Reginaldo Leme é considerado uma referência no jornalismo esportivo brasileiro e mundial.
Sempre por dentro do que acontece na F1 e em diversas outras categorias das competições a motor, o jornalista conversou de forma exclusiva com o portal Esportelândia durante a última etapa da Stock Car 2023, em Interlagos. Confira agora tudo o que Reginaldo Leme falou sobre a Fórmula 1 e a sua visão para esta temporada.
Assista à introdução do GP da Emilia-Romagna de 2022
Veja o que disse Reginaldo Leme sobre a temporada 2023 da Fórmula 1
Por toda sua influência dentro da Fórmula 1 há décadas, Reginaldo Leme sabe como poucos como funcionam as coisas nos bastidores da principal categoria do automobilismo mundial. Extremamente conhecido dentro do paddock, o comentarista da Band transita com liberdade em meio aos pilotos e chefes de equipe considerados astros do esporte.
Durante a última etapa da Stock Car, realizada no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, o jornalista concedeu entrevista exclusiva ao portal Esportelândia, onde falou o que pensa da temporada 2023 da Fórmula 1. A princípio, disse que enxerga o domínio da Red Bull Racing e de Max Verstappen, e afirmou que isso deve continuar por mais um ou dois anos. Mas acredita que este é um processo que ocorre em ciclos.
Isso é cíclico. Teve a época da McLaren do Senna e do Prost, teve a Ferraride Schumacher, teve a Mercedesde Hamiltone agora tem a Red Bull do Verstappen. Esse ano é indiscutível. O normal é eles ficarem (no topo) por mais um ou dos anos, depois muda.
Você ama outros esportes além de Fórmula 1? Aqui no Esportelândia também falamos sobre:
Na visão de Reginaldo Leme, alguns fatores serão determinantes para impedir que a Red Bull junto de Verstappen permaneçam com um domínio tão duradouro, como aconteceu em outros casos. O comentarista coloca a Liberty Media – empresa que detém os direitos de transmissão da Fórmula 1 para o mundo – como a principal responsável para acabar com essa soberania de apenas uma equipe.
Mas eu acho que a Liberty Media não vai deixar ficar tanto tempo. Alguma coisa ela vai fazer para que haja esse equilíbrio de volta. A Fórmula 1 estava em uma ascensão maravilhosa. A Band pegou isso aí e botou os índices lá em cima e isso precisa continuar.
Temporadas mais disputadas
Ainda durante a conversa com o Esportelândia, Reginal Leme aproveitou para relembrar a temporada de 2021, onde houve uma das disputadas mais acirradas em toda a história da Fórmula 1. Naquele ano, Max Verstappen e Lewis Hamilton chegaram para a última corrida empatados em pontos. A briga era tão apertada que o campeão só foi decidido na última volta daquele GP de Abu Dhabi.
(A temporada 2021) foi um negócio espetacular. 2022 já não foi tanto e 2023 começou… Puxa vida, Deus queira que não seja assim. Nada contra a Red Bull ou contra Verstappen, mas a gente quer ver disputa.
Nesse ínterim, quando perguntado sobre possíveis candidatos para quebrar a atual hegemonia do piloto holandês, Reginaldo Leme comentou sobre as possibilidades, mas afirmou não enxergar ninguém capaz de superar a equipe austríaca neste ano. Pelo menos não a menos que os carros quebrem.
Ele (Fernando Alonso) está sendo a sensação. Mas ele está lutando pelo o quê? Pelo 3º lugar. Por exemplo o Hamilton, que ficou em 2º (no GP da Austrália), ele só pode repetir esse resultado se uma das Red Bulls quebrar, se não terminar.
Se as duas Red Bulls não terminarem aí vão brigar, Alonso, Hamilton e Russell. Mas a gente fica nesse “se”, que é ruim.
A próxima corrida da Fórmula 1
Com a Red Bull Racing mais favorita do que nunca, a próxima corrida da Fórmula 1 acontece no dia 21 de maio, no GP da Emilia-Romagna, que ocorre na Itália. Quem será que vai sair como vencedor desta vez? Você confere todas as informações do campeonato aqui, no Esportelândia.
Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos: