Já não é de hoje que o automobilismo brasileiro tem o dom de revelar grandes nomes para o esporte. Atletas consagrados como Ayrton Senna, Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet, Rubens Barrichello, Felipe Massa, Cacá Bueno, Tony Kanaã, dentre tantos outros fizeram do país canarinho referência dentro de diversas modalidades. Agora, em 2023, parece que um novo integrante está chegando para este seleto grupo: o jovem Felipe Baptista.

Apesar dos ainda 19 anos, quase 20, o piloto da equipe KTF já mostrou não sentir pressão em situações de alta tensão. Seu invejável currículo fala por si só e expõe a todos seu talento e capacidade.

Campeão em diversas categorias do automobilismo, o atleta chamou ainda mais a atenção ao ingressar na Stock Car e, com pouca idade, conquistar pole position e vitória em um dos circuitos mais prestigiados da história do esporte mundial, o Autódromo de Interlagos.

Em entrevista exclusiva ao Portal Esportelândia, Felipe Baptista contou sobre sua trajetória no automobilismo, os grandes feitos da precoce carreira e aonde pretende chegar em um futuro muito próximo. Conheça agora todos os detalhes da jovem promessa da Stock Car.

Felipe Baptista – Revelação da Stock Car

O início de uma grande promessa

Como é comum dentro do universo do esporte, muitas vezes os atletas iniciam sua vida neste universo um tanto quanto cedo. Entretanto, parece que com Felipe Baptista as coisas aconteceram de forma relâmpago.

Segundo o próprio atleta contou, sua relação com o automobilismo começou ainda na época das fraldas. Com apenas um ano de idade, já acompanhava os primeiros passos de seu irmão mais velho dentro dos kartódromos, a quem ele classifica como o grande responsável por o iniciar neste mundo da velocidade.

Desde pequeno eu vou no kartódromo por conta do meu irmão, que começou com seis, sete anos e eu com um, dois anos. Basicamente eu fui criado nesse meio e minha admiração e incentivo para iniciar foi total do meu irmão.”

Felipe Baptista Vítor Baptista
Na temporada passada da Stock Car, Felipe escolheu como dupla o irmão, Vítor Baptista, que foi o campeão 2022 da Stock Series, antiga Stock Light – Foto: Arquivo Pessoal

Ele que fez conhecer esse mundo melhor, que me iniciou e que me ensinou tudo dali desde o início até os dias de hoje e continua me ajudando bastante. Ele foi meu grande incentivador e que me apresentou esse mundo.”

De fato, o incentivo, apoio e ensinamentos do irmão parece terem colocado a, até então, criança no rumo certo. Afinal, desde muito novo, Felipe Baptista se destacou entre os melhores de suas categorias. Até hoje é reconhecido por ter conquistado uma série de prêmios nas categorias de formação do automobilismo brasileiro.

Um conquistador de títulos nato não demorou muito, na verdade quase nada, para chamar atenção dos grandes nomes dos bastidores esportivo. Faturou campeonatos importantes e, algumas vezes, até com certa tranquilidade diante dos seus principais adversários. Era nítido que sua presença nas mais almejadas categorias era uma simples questão de tempo.

Esse crescimento, assim, repentino, acho que se dá muito por conta da minha vida toda ter lidado com pessoas mais velhas, com pessoas mais experientes. Então, eu aprendi demais com eles. E nessas categorias que eu passei, me fez crescer desde muito novo. E estar hoje aqui onde estou disputando com essas pessoas de igual para igual.”

É como se o jovem piloto tirasse desses grandes desafios, que são os embates e vivências com pessoas mais experientes, as melhores lições para como se comportar em situações adversas e o que fazer para encontrar os mais assertivos caminhos dentro da carreira.

Cada pessoa com quem eu disputei, que tinham mais experiência na época, foi onde consegui aprender muito e que me fizeram chegar onde estou hoje. E estar aqui com a idade que estou, conquistar aquilo que venho conquistado, pra mim é algo que eu não imaginava. Mas, ao mesmo tempo, eu lutei muito pra isso. Quando mais novo nunca pensei em estar onde estou.”

A chegada à Stock Car

Como era esperado, Felipe Baptista chegou à principal categoria do automobilismo nacional muito cedo. Com apenas 18 anos, o jovem estreou na Stock Car em 2022. Sim, ano passado. A princípio, pode até ser que houvesse quem desconfiasse de sua capacidade e de seu talento.

No entanto, o piloto da KTF conseguiu se impor de forma bastante interessante dentro da pista, deixando um recado claro para seus adversários de que ele não estava ali por mero acaso. Adversários esses com grande história dentro do torneio, como o próprio companheiro de equipe, Cacá Bueno, que possui cinco títulos nacionais, uma referência para todos.

Acho que dá um incentivo. Esses pilotos são pessoas que conquistaram muitas coisas e tem um renome absurdo no meio, então conseguir disputar com eles é algo muito legal. Temos que lidar com eles na pista como se fossem qualquer piloto. Não tem que se assustar, ter medo ou tratar de forma diferente. Acho que traz um incentivo ainda maior quando conquistamos algo com eles na pista. Acho que torna o momento mais especial ainda.”

E de momentos especiais este jovem pode falar com propriedade, uma vez que ao final da última temporada conquistou um resultado de respeito. Em dezembro de 2022, Baptista levou a pole position no sábado e a vitória no domingo, na prova que aconteceu “apenas” em um dos templos do esporte mundial, o Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

Realmente foi um final de semana bem especial pra mim. Fiquei muito contente. Foi uma das minhas maiores conquistas com certeza, ainda mais nessa categoria que é extremamente competitiva e difícil.”

Contudo, como mencionado antes, este é um atleta que pode se gabar de grandes feitos e momentos especiais adquiridos ao longo da carreira. Tanto que Felipe classifica esta vitória como importante, mas ainda atrás daquele que considera como a melhor memória guardada do automobilismo.

[A vitória em Interlagos] Entra para um dos momentos mais importantes da minha carreira, mas ainda tem um que passa ele, que é a minha vitória de carro onde estava dividindo pista com meu irmão e cada um ganhou na sua categoria. E foi um momento muito especial pra nós e pra família ver que todo aquele trabalho e dedicação desde o inicio da carreira deu certo e que estávamos conseguindo conquistar e realizar nossos sonhos”.

A temporada 2023

Depois de um começo consistente e um resultado avassalador, Felipe Baptista busca a consolidação e a regularidade na temporada de 2023 da Stock Car Brasil. Em mais um ano pela KTF, o piloto agora sonha em conseguir brigar pelos primeiros lugares com mais frequência e subir muito mais vezes ao pódio para celebrar grandes conquistas.

Até porque este pode ser considerado como o momento que vai catapultá-lo ao hall dos principais nomes do campeonato ou deixá-lo com uma promessa, o que não parece ser o caso.

Essa nova temporada já tivemos um ano de aprendizado para entender o carro, a categoria, os pilotos. Então, neste ano é para consolidar um resultado legal. Vamos mostrar a evolução e maturidade que conseguimos conquistar ao longo do ano passado, para ter um resultado no final legal.”

Felipe Baptista Pole Position
Felipe Baptista foi pole position e vencedor da última prova de 2022 – Foto: Stock Car

E que quando chegarmos lá no fim do ano e poderemos olhar para trás ver que o ano foi bom e que tivemos uma evolução e que ainda temos muito que melhorar, mas espero terminar o ano com um resultado legal.”

Decerto, o nome de Baptista, assim como o de outros fortes competidores, tornam o ano de 2023 da Stock Car Brasil como um dos mais competitivos da história da categoria.

Só para ilustrar, além do pentacampeão e companheiro de equipe, Cacá Bueno – atrás apenas de Ingo Hoffmann, maior campeão com 12 títulos -, mais quatro ex-pilotos de Fórmula 1 completam o grid: Rubens Barrichello, Felipe Massa, Ricardo Zonta e Nelson Piquet Jr. Fora os tricampeões Ricardo Maurício e Daniel Serra, além de outros nomes importantes.

Nesse ínterim, pode se somar os jovens atletas, que estão ingressando na Stock Car cada vez mais cedo. Tem se tornado comum observar competidores inéditos na modalidade ano após ano.

Quando perguntado sobre este fenômeno e o crescimento significativo da Stock Car, Felipe Baptista relacionou estes fatos à competitividade do torneio. Afinal, para ele, proporcionar uma corrida onde a maioria dos pilotos tenham boas chances de disputar lado a lado e conquistar bons resultados melhora o espetáculo e o torna mais atrativo.

Com certeza acredito que vai ter cada vez mais pilotos jovens chegando aqui. Os pilotos veem a categoria como competitiva, muito difícil, onde só tem pilotos com experiências absurdas. Acho que cada vez mais estão vindo pilotos jovens para disputar aqui e renovar a categoria. E algo que também será divertido, porque mais pessoas vão acompanhar.”

Os jovens estarão vindo e chamando a atenção do público. Acho que isso vai dar uma renovada na categoria ainda mais podendo fazer essa mescla entre a geração mais antiga com a geração mais jovem e acho que isso torna mais legal a categoria.”

Portanto, se esta é realmente a fórmula para atrair mais fãs e espectadores, fazendo com que a Stock Car cresça dentro do cenário esportivo brasileiro, despertando cada vez mais o interesse de jovens competidores, então que continuem assim, investindo para o bem do espetáculo. Dessa forma, poderemos ver muitos outro nomes e revelações surgindo, como no caso de Felipe Baptista.

Próxima corrida da Stock Car

Depois de um grande final de semana na 1ª etapa da Stock Car Brasil 2023, com vitórias de Daniel Serra e Thiago Camilo, o torneio volta às pistas agora no dia 23 de abril, no tão prestigiado Autódromo de Interlagos, em São Paulo. A corrida terá transmissão de todas informações em tempo real aqui no Esportelândia.

Vá além de seus conhecimentos sobre esporte! Confira também nossos outros conteúdos:

Foto destaque: divulgação/Stock Car