O brasileiro, Felipe Drugovich, entrou para a história do automobilismo na tarde deste sábado (10). Na corrida sprint, do GP de Monza, penúltima rodada da Fórmula 2 2022, o atleta acabou batendo em Amaury Cordeel e teve que abandonar a sessão. Mesmo assim, o vice colocado do campeonato, o francês, Theo Pourchaire ficou na última posição e assim não pode ser mais alcançado.
CAMPEÃO!
Welcome to the champions club, @FelipeDrugovich! ?#F2 pic.twitter.com/owqwDprBz2
— Formula 2 (@Formula2) September 10, 2022
Drugovich é campeão da Fórmula 2
Acima de tudo, Felipe tinha a “faca e o queijo” na mão. Decerto, o brasileiro precisava somar nove pontos de 78 possíveis ainda no campeonato. Assim, quando o atleta teve que abandonar a corrida, estava muito tranquilo e só precisou que Jüri Vips passasse pela bandeira quadriculada para confirmar o título inédito do brasileiro.
LAP 1/21
DISASTER FOR DRUGOVICH ?
He reports his suspension is broken after getting tangled with Cordeel #ItalianGP #F2 pic.twitter.com/dO1o7sfqzP
— Formula 2 (@Formula2) September 10, 2022
Agora, o Brasil aumenta seu histórico de campeões na categoria, sendo com Fórmula 3000 Internacional (1985-2004): Roberto Moreno, Christian Fittipaldi, Ricardo Zonta e Bruno Junqueira o que era equivalente a F2 atual. Em suma, neste novo formato, o feito de Drugovich é inédito.
“É incrível. Não tenho palavras para isso. Quando você começa a pilotar desde novo, sonha com a F1, mas vê o quão difícil é ganhar um título da F2. Isso se tornou um sonho pra mim, e esse sonho se tornou realidade. Estou profundamente feliz pela oportunidade”, comentou Drugo após o título ser oficializado.
Decerto, para a temporada de Fórmula 2 terminar, resta três corridas (duas provas oficiais, sendo Monza e Abu Dhabi) e uma sprint (Abu Dhabi). O que está em disputa agora será o campeonato de construtores, entre a MP Motosports e a ART Grand Prix.
Pure joy ? pic.twitter.com/3hLRveVDqi
— Formula 2 (@Formula2) September 10, 2022
Felipe pode pilotar um carro de Fórmula 1 em 2023?
Como resultado, o vai e vem da troca de pilotos no grid este ano está a todo vapor. Dito isso, a Alpha Tauri deve perder um de seus pilotos, o francês Pierre Gasly que negocia com a Alpine. Vale destacar que Pierre é também o piloto reserva da Red Bull que caso vá para a equipe francesa será rescindido seu contrato com os Massas Bruta.
Desta forma, Helmut Marko, diretor da RBR e responsável pelo programa de jovens pilotos da equipe austríaca chamou o brasileiro para uma conversa durante o GP da Holanda. Ao que tudo indica, sem Gasly por perto, Drugo pode subir direto para a função de piloto da Alpha Tauri e consequentemente um olhar a mais para assumir uma vaga na equipe principal da marca, a Red Bull Racing.
Por outro lado, a Aston Martin também iniciou conversas com o brasileiro. Contudo, seria para piloto reserva/testes, já que Lance Stroll e Fernando Alonso estão confirmados para pilotar o carro verde em 2023.
Caso Felipe corra na Fórmula 1, será o primeiro brasileiro a pilotar como titular um carro da maior categoria automobilística desde 2017, quando Felipe Massa, aposentou correndo pela Williams.
Felipe Drugovich se torna o primeiro brasileiro campeão da F2 no mesmo dia e local que, há 50 anos, Emerson Fittipaldi conqusitava o primeiro título do Brasil na F1#F1 #F2 #F2naBand pic.twitter.com/KM2wK4EVOD
— Esporte Na Band (@esportenaband) September 10, 2022
Em suma, Pietro Fittipaldi correu um GP em 2020, com uma Haas, no Bahrein, substituído Romain Grosjean. Atualmente, Pietro é o piloto de testes da mesma equipe com que correu.
ALL THE EMOTIONS ?
Congratulations, CHAMP! #F2 pic.twitter.com/5z1ryiHL0Q
— Formula 2 (@Formula2) September 10, 2022
Foto Destaque: Divulgação / F2