Chegou a hora! O brasileiro Felipe Drugovich finalmente vai pilotar na Fórmula 1. Em anúncio feito pela equipe do piloto na manhã desta terça-feira (29), o atleta será responsável por comandar o carro de Lance Stroll, da Aston Martin, no 1º treino livre para o GP da Itália, que acontece neste final de semana.
O brasileiro é o atual campeão da Fórmula 2 e foi contratado para ser piloto reserva da Aston Martin na F1 no ano de 2023. Desde então, participou apenas de uma sessão de testes de pré-temporada, em fevereiro, mas agora terá sua primeira chance oficial.
Assista aos testes de Felipe Drugovich na Aston Martin
Quando Felipe Drugovich estreia na Fórmula 1?
A primeira sessão de treinos livres para o GP da Itália acontece na manhã da próxima sexta-feira (1º), às 8h30. O evento será transmitido pelo Band Sports, na TV por assinatura, e no streaming da categoria, o F1TV Pro.
A participação do brasileiro foi confirmada pela própria equipe inglesa, que o contratou em setembro de 2022, também em Monza, quando Drugovich se sagrou campeão da Fórmula 2.
Ao anunciar a novidade, Felipe comemorou a oportunidade que está recebendo e afirmou os pontos com os quais deve tomar cuidado durante a atividade.
Será um treino muito bom, em uma pista muito boa de testar, com longas retas. Esta será a primeira corrida do ano em que todos os carros vão usar um mínimo de carga aerodinâmica. Então será muito interessante ver como os carros irão performar.
Você ama outros esportes além de automobilismo? Aqui no Esportelândia também falamos sobre:
Quem é Felipe Drugovich?
Natural da cidade de Maringá, no estado do Paraná, Felipe Drugovich tem 23 anos e é o atual piloto reserva da equipe inglesa Aston Martin, na Fórmula 1.
Dentro do automobilismo, o brasileiro já competiu em diversas categorias, passando por Euroformula Open, Fómula 4 Italiana, Fórmula 3 Europeia e Fórmula 3 da FIA, até chegar na Fórmula 2 em 2020, onde permaneceu por três temporadas e foi campeão no ano passado.
AMF1 Team is pleased to announce that Test & Reserve Driver @FelipeDrugovich will be behind the wheel of the #AMR23 in FP1 at the #ItalianGP later this week – the next stage in Felipe’s Driver Development Programme.
Tap below to find out more.
— Aston Martin Aramco Cognizant F1 Team (@AstonMartinF1) August 29, 2023
Após o brilhante desempenho em 2022, a Aston Martin, escuderia dirigida pelo empresário Lawrence Stroll o contratou para compor a equipe na temporada 2023.
Apesar de participar dos testes de fevereiro, Drugovich ainda não pilotou o AMR23 de forma oficial. Portanto, a expectativa para o final de semana segue enorme.
Esta será a segunda vez que pilotarei o AMR23 neste ano e agradeço ao time por me colocarem em Monza para este FP1.
Meu intuito será ajudar ao máximo a equipe a fazer os testes aerodinâmicos, como sempre. E também aprender um pouco mais e, se possível, ter algumas voltas rápidas com o pneu macio.
Próxima corrida para assistir Fórmula 1
Com Felipe Drugovich no TL1, no próximo final de semana acontece o GP da Itália. Líder da competição, a Red Bull Racing tenta manter a ponta, enquanto busca se distanciar de seus adversários. Acompanhe todas as informações do campeonato no Esportelândia.
Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos:
- Conheça todos os pilotos brasileiros na história da Fórmula 1
- GP da Itália de Fórmula 1: história, vencedores e recordes
- GP do Brasil de Fórmula 1: história, vencedores e recordes
- Os 15 melhores livros de Fórmula 1: leia histórias espetaculares
- Melhor piloto de Fórmula 1 da história: Veja os 18 maiores