Durante cobertura da 3ª etapa da Stock Car 2023, no Autódromo de Tarumã, no Rio Grande do Sul, o Esportelândia realizou entrevista completa com o piloto Felipe Massa sobre a sua carreira. Ao longo da conversa, o competidor da Lubrax | Podium falou bastante a respeito de algumas polêmicas na sua passagem pela Fórmula 1, dentre elas, o tão discutido campeonato de 2008.
Na ocasião, o atleta brasileiro perdeu o título daquele ano de forma trágica, na última curva do GP do Brasil, do qual saiu vencedor. No entanto, após algumas situações virem à tona nos últimos meses, o ex-ferrarista agora acredita que pode reaver a conquista na justiça e se tornar campeão mundial de fato. Confira tudo o que disse Felipe Massa.
Relembre a vitória de Felipe Massa em Interlagos, em 2008
Felipe Massa abre o jogo sobre mundial de 2008
Em conversa exclusiva com o portal Esportelândia, o piloto da Stock Car decidiu abrir o jogo sobre a polêmica envolvendo o campeonato mundial de 2008 da Fórmula 1. Segundo afirma o próprio Felipe Massa, a corrida de Singapura foi determinante para decidir o título no final da temporada. No entanto, ele não concorda que aquele Grande Prêmio tenha sido realizado de forma honesta.
Eu me considero com grandes chances de ter tido aquele título. Se você se lembrar de Singapura, foi uma corrida roubada. Depois que o Bernie Ecclestone falou sobre, a gente está tentando entender, legalmente, se tem alguma chance de voltar atrás.
Durante o bate-papo, o atleta da Lubrax | Podium revelou que decidiu recorrer ao caso após quase 15 anos, devido à entrevista que Bernie Ecclestone, ex-chefe de Fórmula 1, concedeu à f1-insider.com, em março deste ano.
Segundo o antigo mandatário, ele e o presidente da FIA na época, Max Mosley, foram informados de que Nelson Piquet Jr. recebeu ordens de sua equipe para bater propositalmente e proporcionar a chance de Fernando Alonso se recuperar e vencer a corrida. Contudo, não fizeram nada a respeito.
[Decidi tentar voltar atrás] depois dessa entrevista do Bernie Ecclestone. Na época, existia uma lei que dizia que quando você passava de um ano para o outro e entregava a premiação para o piloto e para a equipe, o resultado não poderia ser mudado. E o Bernie Ecclestone disse que ele, o presidente da FIA, em 2008, todos sabiam e não quiseram fazer nada para não riscar o nome da Fórmula 1.

Então isso mostra que fui totalmente injustiçado com o que aconteceu naquele ano, em uma corrida roubada. Isso me fez levantar a antena e ir atrás de justiça. Eu não sou advogado, mas todo mundo sabe, fui claramente injustiçado e eu acho que justiça faz parte da nossa luta para conseguir ter o que aconteceu da maneira correta.
Em uma enorme onda de escândalos de manipulação de resultados no futebol brasileiro, Felipe Massa consegue associar o assunto ao que aconteceu na Fórmula 1. Para ele, este foi um claro caso de influência proposital no resultado da corrida.
Aquilo foi uma corrida roubada. Foi uma manipulação, o que é uma coisa muito séria. Não foi um motor que quebrou. Fizeram o Nelsinho Piquet bater por querer para ajudar o companheiro dele, que estava em último na corrida, a vencer. Eles fizeram totalmente uma manipulação para um resultado. O final da corrida foi completamente diferente daquilo que deveria ter sido. Então, foi uma manipulação.
Quando perguntado sobre a possibilidade haver outros casos parecidos na Fórmula 1, o piloto da Felipe Massa não soube dizer com exatidão. Não sabe de casos onde tenha acontecido algo semelhante ao que houve com ele, mas lembra quando a McLaren foi suspensa em 2007, após copiar o carro da Ferrari.
[Se você diz a respeito de] uma corrida manipulada pelo resultado, como nesse caso que aconteceu comigo, não. O que tiveram foram outras coisas. Como em 2007, quando a McLaren pegou o projeto da Ferrari, copiou o carro e foram desclassificados do campeonato, eles foram punidos por uma situação.
Nesse caso [de 2008], não houve punição. No futebol e em outros esportes aconteceram muitas coisas, onde foram corrigidos os resultados.
A próxima corrida da Stock Car
Com Felipe Massa buscando melhorar na temporada, a próxima corrida da Stock Car acontece neste domingo (21). O evento está marcado para ocorrer no Autódromo de Tarumã, no Rio Grande do Sul. Lembrando que você acompanha todas as informações do campeonato aqui, no Esportelândia.
Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos:
- Stock Car 2023: regras, calendário, campeões, equipes e pilotos
- Pontuação da Stock Car 2023: entenda o sistema do campeonato
- GP do Brasil de Fórmula 1: história, vencedores e recordes
- Os 15 melhores livros de Fórmula 1: leia histórias espetaculares
- Melhor piloto de Fórmula 1 da história: Veja os 18 maiores