Apesar da bandeira quadriculada ter sido tremulada, parece que o GP da Arábia Saudita, que começou no domingo (19), ainda não acabou. Na manhã desta sexta-feira (31), a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) decidiu esclarecer a situação a respeito da polêmica envolvendo o espanhol Fernando Alonso em relação a punição aplicada na última corrida.
A discussão agora, se dá em volta do fato de poder tocar ou não no carro do piloto enquanto o mesmo estiver nos boxes, cumprindo uma punição. O novo esclarecimento por parte da FIA já o 2º feito após o Alonso questionar o regulamento, mostrando insatisfação com a forma como as regras tem sigo aplicadas nas últimas provas.
A polêmica de Alonso com o regulamento
Durante o período de largada do GP da Arábia Saudita, em Jeddah, o espanhol Fernando Alonso sofreu uma punição após posicionar o seu carro de forma irregular nos colchetes sinalizados na pista. Entretanto, como se a polêmica não fosse o suficiente só por este assunto, um outro tema entrou em pauta quando o piloto da Aston Martin foi aos boxes da equipe para cumprir a punição aplicada.

Chamada de “Stop and Go“, a penalidade sofrida por Alonso se caracteriza no ato do piloto ter de parar os carros nos boxes e esperar o tempo informado passar sem poder fazer nada.
No entanto, no momento em que cumpria a punição, o mecânico encostou o gato – equipamento utilizado para suspender – no carro do piloto, apesar de não se mexer. A FIA considerou como infração, alegando que ninguém pode sequer tocar no automóvel durante o período de cumprimento da penalidade.
A polêmica acerca deste assunto tomou proporções tão grandes que chegou a interferir no resultado da prova mais de uma vez após a bandeirada. Terminando em 3º lugar naquela noite, Alonso foi ao pódio receber a premiação. Horas depois a FIA comunicou uma nova punição ao espanhol devido a este caso, fazendo com que George Russell, que havia terminado em 4º, ficasse com a 3ª posição.
Mais tarde, após o questionamento de Alonso sobre o regulamento não esclarecer certos pontos interpretativos, a FIA devolveu a ele o 3º lugar da prova.
Esclarecimento do regulamento
Agora, em uma tentativa de evitar brechas e interpretações, a FIA decidiu esclarecer a questão dentro do seu regulamento. Segundo informado pela instituição, enquanto o carro estiver cumprindo punição, ninguém pode tocá-lo até acabar o tempo. Confira abaixo o comunicado:
“Após a última corrida em Jeddah, abaixo você encontrará três esclarecimentos sobre pit stops de penalidade.”
O artigo 54.4 dispõe:
c) Enquanto um carro estiver parado no pit lane como resultado de ter incorrido em uma penalidade de acordo com os artigos 54.3a) ou 54.3b) acima, o trabalho não pode ser feito nele até que o carro tenha ficado parado durante a duração da penalidade.
1. Para maior clareza e até novo aviso, neste contexto, o contacto físico do automóvel ou do condutor com a mão, as ferramentas ou o equipamento (incluindo os macacos dianteiro e traseiro) durante essa sanção será considerado como trabalho.
2. O uso de ventiladores de resfriamento é permitido durante uma penalidade, desde que esses ventiladores não toquem fisicamente no carro.
3. Como já é prática comum, as sanções múltiplas incorridas ao abrigo dos artigos 54.º, n.º 3-A e 54.º, n.º 3-B antes de um pit stop, pode ser cumprido em série em um único pit stop. Por exemplo, uma penalidade de 5 segundos + 10 segundos pode ser cumprida como uma única penalidade de 15 segundos e assim por diante.
Próxima corrida da Fórmula 1
A próxima etapa da Fórmula 1 acontece neste domingo (2), no Grande Prêmio da Austrália. O evento está programada para acontecer às 2h da manhã (horário de Brasília). Líder da competição, a Red Bull Racing tenta manter a ponta, enquanto busca se distanciar de seus adversários. O evento terá transmissão ao vivo da TV Bandeirantes.
Foto destaque: Reprodução/Planet F1