Desde a sua criação, ainda no século passado, a Fórmula 1 costuma passar por alterações com certa frequência. Com o intuito de tornar a principal categoria do automobilismo mais disputada e atrativa, os organizadores sempre buscam mudanças e melhorias que podem ser feitas, seja nos carros ou no formato de disputa. Dessa forma, a FIA afirmou que está avaliando apresentar algumas novidades a partir de 2026.

Um dos diretores da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), se pronunciou recentemente sobre a possibilidade de alterações no torneio com início para daqui a três temporadas. A princípio, as novas ideias giram em torno da adaptação dos carros ao próximo regulamento de motores. Confira agora todas as informações sobre as mudanças aqui, no Esportelândia.

Confira a introdução do GP da Emilia-Romagna de 2022

Confira todas as novidades que a FIA que trazer para a Fórmula 1

É muito comum no universo do automobilismo novidades e mudanças aparecerem para tentar deixar a categoria mais atrativa. Desde os primórdios são criadas técnicas para, dentro das regras, melhorar o sistema de disputa entre os pilotos na pista. Dessa vez, não é diferente. Tento o próximo regulamento de motores – que visa a criação de equipamentos mais pesados – a FIA agora estuda uma forma de impedir que o peso do carro atrapalhe.

Assim, segundo informado recentemente pelo diretor de monopostos da entidade, Nikolas Tombazis, a Fórmula 1 deve ter carros menores e mais leves a partir de 2026. Como a categoria não negocia suas preocupações com segurança e sustentabilidade, é natural que outros meios sejam buscados para garantir o controle do peso dos carros.

É realístico fazer com que eles [carros] sejam um pouco mais leves, sem uma grande diminuição. Temos de considerar que a diferença de peso desde 2000, 20 anos atrás, é em torno de 200kg — que é um número grande.

E desses 200kg, cerca de 100kg são por causa da unidade de potência, das partes elétricas, da bateria, os turbos e tudo mais. É um aumento grande de peso.

Você ama outros esportes além de Fórmula 1? Aqui no Esportelândia também falamos sobre:

Muito provavelmente, o peso dos carros deve subir a partir de 2026, uma vez que os organizadores priorizam a segurança dos monopostos e a qualidade dos componentes do motor. Portanto, o diretor da FIA afirma que o caminho ideal para se ter carros mais leves na Fórmula 1 é o controle das dimensões dos bólidos. O diretor explica que a criação de veículos menores é possível e seria a solução ideal.

Então, temos de ver onde teremos essa oportunidade. Existem de 15kg a 20kg a mais por causa dos sistemas complexos do carro e entre 30kg e 35kg devido à dimensão do carro.

Então, acreditamos que a oportunidade esteja nas dimensões. Queremos que os carros de 2026 sejam bem mais curtos e provavelmente mais estreitos também, já que tudo isso vai conter o aumento de peso.

Contudo, a FIA afirma que, com o aumento da bateria, os carros podem ganhar um pouco mais de peso. Em outras palavras, a intenção é tornar os veículos mais leves, mas, a princípio, não será uma diferença muito grande.

Por outro lado, teremos um aumento de bateria, porque estamos entrando em uma fase mais elétrica — e isso vai adicionar um pouco de peso. Então, no fim das contas, acho que [os carros] serão um pouco mais leves, mas não por muita coisa.

A próxima corrida da Fórmula 1

Com a Red Bull Racing mais favorita do que nunca, a próxima corrida da Fórmula 1 acontece no dia 21 de maio, no GP da Emilia-Romagna, que ocorre na Itália. Quem será que vai sair como vencedor desta vez? Você confere todas as informações do campeonato aqui, no Esportelândia.

Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos: