Desde a época de sua criação, em 1950, a Fórmula 1 sempre buscou alternativas para melhorar a segurança de seus pilotos, profissionais e espectadores. O número de acidentes e tragédias ocorridas na principal categoria do automobilismo mundial não é baixo. Dessa forma, a FIA optou por mais uma decisão visando o bem-estar de todos os envolvidos nas corridas.
Dessa vez, a Federação Internacional de Automobilismo alterou uma regra em relação ao limite de velocidade dos carros enquanto a corrida estiver com o safety car ou em bandeiras amarelas duplas. A partir da próxima etapa, no GP de Mônaco, que acontece neste domingo (28), já terá a novidade em caso de acidentes na pista.
Relembre alguns acidentes da Fórmula 1
A nova regra imposta pela FIA
A partir do próximo final de semana da Fórmula 1, em Mônaco, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) vai implementar uma regra mais rigorosa em relação ao limite de velocidade dos carros na pista enquanto a corrida estiver em bandeiras amarelas duplas ou safety car (físico e virtual). De acordo com a entidade, a medida é para melhorar a segurança e diminuir os ricos em situações como fiscais na pista, por exemplo.
Segundo informado por Tim Goss, o diretor-técnico da FIA, o delta de velocidade será utilizado para conter a rapidez dos carros na pista. A partir de agora, os pilotos serão obrigados a reduzir o ritmo imediatamente após passarem por bandeiras duplas agitadas pelos fiscais.
O que queremos fazer agora é estender o uso do conceito de tempo delta para garantir que os carros reduzam estritamente ao limite necessário quando bandeiras amarelas duplas são mostradas sob um safety car virtual ou safety car, então estamos introduzindo um limite de velocidade de referência na área onde essas bandeiras são exibidas.
Você ama outros esportes além de automobilismo? Aqui no Esportelândia também falamos sobre:
Anteriormente, o Código Esportivo apenas orientava os pilotos a reduzirem significativamente a velocidade em situações de bandeiras amarelas. Além disso, existia também a instrução para a não realização de ultrapassagens durante este momento, estando prontos a mudar de direção ou até parar, em caso de necessidade.
Desvantagem de pilotos
Contudo, esta nova medida causa certa preocupação em relação à desvantagem que determinado piloto pode ter caso passe por uma bandeira amarela dupla antes de seu adversário. Sobre esta questão, Olivier Hulot, chefe de eletrônica de Fórmula 1 da FIA, admitiu que é uma possibilidade, só que a preocupação com a segurança é algo mais urgente.
[Há] Perda de desempenho em relação aos outros — se um carro passa por uma bandeira amarela dupla e outro não, e esse primeiro carro tem de desacelerar, está perdendo tempo em relação aos rivais. No entanto, para a FIA, a segurança é fundamental, e quando há um perigo ou fiscais na pista, temos de minimizar os riscos, não importa o quê.
Próxima corrida para assistir Fórmula 1
A próxima etapa da Fórmula 1 acontece neste domingo (28), no GP de Mônaco. O evento está programado para ser realizado às 9h (horário de Brasília). Líder da competição, a Red Bull Racing tenta manter a ponta, enquanto busca se distanciar de seus adversários. A corrida terá cobertura em tempo real do Esportelândia.
Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos: