Depois do GP da Itália, marcado para acontecer no próximo dia 3 de setembro, às 10h (horário de Brasília), algumas coisas vão mudar de forma considerável dentro da Fórmula 1, de acordo com a FIA (Federação Internacional de Automobilismo).
A grande novidade será no rigor aplicado em relação à confecção das asas flexíveis. A entidade responsável por organizar a principal categoria do automobilismo mundial acredita que as equipes podem estar utilizando o artifício de forma irregular. Confira as informações sobre o caso.
Assista à apresentação da música de abertura da Fórmula 1
Rigor da FIA contra as asas flexíveis
De acordo com informações do jornal Marca, da Espanha, um dos maiores segredos que envolvem a temporada de 2023 da Fórmula 1 é a aplicação do regulamento na flexibilidade das asas dianteiras dos carros.
A FIA passou a analisar de perto o equipamento dos veículos da primeira metade desta temporada, justamente com o intuito de verificar se as equipes têm passado dos limites permitidos.
Vale lembrar que, na época do GP do Azerbaijão, a própria Aston Martin foi orientada a fazer alterações nos seus projetos de asa dianteira, para evitar que a mesma não caísse em conflitos de violação das regras.
?Novidades na F1?
Na manhã desta quarta-feira (30) a FIA anunciou que vai aumentar o rigor em relação à inspeção da asas flexíveis utilizadas pelos carros de Fórmula 1.
A ideia é diminuir as irregularidades que ela acredita que estão sendo cometidas pelas equipes. pic.twitter.com/WO5dZxkByp
— Motor News Brasil ? (@MotorNewsBR_) August 30, 2023
Equipes fora do regulamento
Para aumentar ainda mais o rigor neste caso e impedir que irregularidades sejam cometidas com o intuito do benefício próprio, a FIA anunciou que vai impedir qualquer tentativa de burlar o regulamento. A entidade afirmou que não vai permitir o que acredita serem “designs ilegais”.
O artigo 3.2.2 do Regulamento Técnico da Fórmula 1 aponta que absolutamente todas as peças que influenciam o downforce do carro devem ser rigidamente protegidas e imóveis em relação ao seu quadro de referência, definido no Artigo 3.3.
Outro ponto levantado, que a FIA acredita não estar sendo cumprido, é que os componentes devem produzir uma superfície uniforme, dura, contínua, sólida e impermeável em todas as possibilidades.

Na diretiva técnica enviada às equipes antes do GP da Holanda, a entidade declara que algumas escuderias estão explorando regiões de forma proposital, que vão além do movimento relativo entre os componentes adjacentes. O intuito seria aumentar o desempenho aerodinâmico.
Você ama outros esportes além de automobilismo? Aqui no Esportelândia também falamos sobre:
Solução anunciada pela FIA
A FIA acredita que os times estão usufruindo de sistemas sofisticados, que giram e flexionam os elementos das asas traseiras e dianteiras e que não podem ser detectados nos testes de cargas regulares.
Sendo assim, a entidade pretende evitar truques deste tipo, forçando as escuderias a apresentar planos de montagem que mostrem a fixação da asa dianteira ao nariz, enquanto os da asa traseira junto às placas finais, estrutura de impacto e hastes.
Fernando Alonso critica decisão da FIA
Para o GP do Azerbaijão de 2023, a FIA instruiu a Aston Martin a mudar componentes da sua asa dianteira para evitar problemas com o regulamento.

Piloto da equipe inglesa, o espanhol Fernando Alonso não gostou da decisão e não perdeu a oportunidade criticar a decisão tomada pela FIA.
Não sou a favor de trocar as asas dianteiras no meio do ano. Se um carro começa com alguma flexão, por que no meio do ano você tem que endurecer essas isso ou algo assim?
Próxima corrida para assistir Fórmula 1
Com Felipe Drugovich no TL1, no próximo final de semana acontece o GP da Itália. Líder da competição, a Red Bull Racing tenta manter a ponta, enquanto busca se distanciar de seus adversários. Acompanhe todas as informações do campeonato no Esportelândia.
Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos:
- Conheça todos os pilotos brasileiros na história da Fórmula 1
- GP da Itália de Fórmula 1: história, vencedores e recordes
- GP do Brasil de Fórmula 1: história, vencedores e recordes
- Os 15 melhores livros de Fórmula 1: leia histórias espetaculares
- Melhor piloto de Fórmula 1 da história: Veja os 18 maiores