Parece que o GP caótico da Austrália não tem fim. Após uma corrida com inúmeros incidentes, relargadas e contestação de resultados, agora, a FIA convocou a organização da corrida por conta de invasões na pista após o final da etapa.

FIA explica convocação
Em uma de suas edições mais apoteóticas, o GP da Austrália contou com três bandeiras vermelhas e ainda uma quarta após a conclusão da corrida com invasões de torcedores na pista. De fato, esse é o motivo da convocação dos organizadores da etapa.
Ao final da corrida, a Australian Grand Prix Corporation foi convocada pelos comissários, confira as alegações da FIA:
Um grande grupo de espectadores conseguiu quebrar as barreiras de segurança e acessar a pista enquanto a corrida ainda estava em andamento”, explicou a organização.
Além disso, outro motivo para essa convocação foi a aproximação dos torcedores ao carro de Nico Hulkenberg que ainda tinha uma luz piscando na cor vermelha.
Ainda tinha a luz piscando em vermelho (ou seja, o carro estava em condições inseguras com possível descarga elétrica)“.
Os promotores do GP da Austrália precisaram se explicar por conta da invasão dos torcedores na pista antes da corrida acabar. A invasão aconteceu de forma insegura para todos.
Os torcedores chegaram próximo do carro do Hülkenberg e poderiam ter sofrido uma descarga elétrica pois… https://t.co/Qls8xFdjrU
— Deborah Almeida ? (@DehFlowers) April 2, 2023
Organizadores do evento violaram artigo
De fato, de acordo com a entidade máxima da F1, o artigo 12.2.1.h do Código Esportivo Internacional da organização foi violado:
As medidas de segurança e os protocolos previstos para o evento não foram cumpridos, resultando em um ambiente inseguro para os espectadores, pilotos e oficiais de corrida”.
Para uma investigação mais aprofundada para determinar se quaisquer medidas adicionais precisam ser tomadas ou penalidades aplicadas além do plano de remediação“, disseram os comissários.
É preciso ser dito que as invasões não foram gravadas pelas transmissões de TV antes do final da corrida. Por fim, foi solicitado uma data limite até 30 de junho de 2023 para realizar mais investigações.
Fórmula retorna no Arzeibaijão
Dessa forma, depois de todo o caos do GP da Austrália, podemos esperar ainda mais emoção para a próxima etapa da Fórmula 1. O desafio seguinte dos pilotos será em Baku no Arzeibaijão, a corrida tem data marcada para o dia 30 de abril.
Foto destaque: reprodução/Twitter/F1 Australian Grand Prix