A Aston Martin ainda vem procurando o melhor desempenho do seu carro nesta temporada 2022 de Fórmula 1. Entretanto, neste GP da Espanha, a carcaça do seu equipamento chamou bastante atenção, trazendo até ira de outros concorrentes. Por fim, a Red Bull já solicitou para a FIA investigar o veiculo da equipe verde, alegando que estão plagiando o carro do Massa Bruta.

Entenda a polêmica com a Aston Martin

Acima de tudo, desde que Lawrence Stroll assumiu como CEO da Aston, antiga Racing Point, o proprietário quer trazer o carro a elite do automobilismo. Sendo assim, em 2020, muitas acusações foram feitas dizendo que a equipe verde tinha copiado descaradamente o modelo da Mercedes, de Lewis Hamilton e Valtteri Bottas. Vale ressaltar, que a equipe da família Stroll segue desde então mantendo o motor da Flecha Prateada.

Contudo, neste ano com a melhora da Red Bull, parece que a equipe de Sebastian Vettel e Lance Stroll podem mudar os olhos de referencia. Ao que tudo indica, Christian Horner já comunicou os diretores da FIA que estão analisando os carros. De qualquer forma, a decisão ainda não foi tomada, mas tudo deve ser concluído no domingo (22), antes da corrida.

Irritação por parte da Red Bull

Por hora, a equipe dos Touros emitiu um comunicado, em protesto a possível cópia.

“A Oracle Red Bull Racing observou a declaração da FIA com interesse. Embora a imitação seja a maior forma de bajulação, qualquer replicação de design obviamente precisaria cumprir as regras da FIA sobre engenharia reversa”.

A própria equipe austríaca zoou com a cópia da Aston Martin, dando aos seus engenheiros latinhas de Red Bull na cor verde, ironizando o plágio.

Palavras de Vettel sobre o carro

O tetracampeão comentou sobre a mudança de forma do seu carro. Se esquivando de perguntas mais polêmicas sobre a possível o alemão disse:

“Sabemos que é um carro muito diferente na aparência, tivemos um grande avanço na fábrica na construção dessas partes para os dois carros”, disse Vettel. “Será muito interessante ver como ele vai se comportar na pista. É isso que ansiamos, estamos curiosos para ver o desempenho”, analisou Vettel.

Foto Destaque: Divulgação / Aston Martin