O GP do Catar não ficou marcado só por mais uma vitória de Max Verstappen e a segunda dobradinha consecutiva da McLaren com Oscar Piastri e Lando Norris.
A corrida no país gerou muitas preocupações e críticas por ser calor excessivo, com muitos pilotos sofrendo com as condições extremas e até mesmo perigosas na pista.
Ver essa foto no Instagram
Pilotos sofrem com condições no Catar e FIA promete mudanças

De fato, a corrida no Catar causou prejuízos para alguns pilotos que sofreram com as condições de calor extremo.
Lando Norris que terminou em mais um pódio na temporada foi enfático ao expressar suas preocupações com os pilotos no calor extremo:
Nunca é uma situação agradável para se estar, algumas pessoas acabaram no centro médico ou desmaiaram. Portanto, é algo muito perigoso de se acontecer.
Não se pode simplesmente dizer que os pilotos precisam treinar mais ou fazer qualquer outra coisa. Estamos em um carro fechado que fica extremamente quente em uma corrida muito física e isso é frustrante.
Acho que na TV, provavelmente, não parece muito físico, mas, claramente, quando você tem pessoas que acabam se retirando ou em um estado tão ruim, é demais, sabe, para as velocidades que estamos fazendo. É muito perigoso”, afirmou o piloto da McLaren.

Após o GP do Catar a FIA soltou uma nota onde a entidade expressa sua preocupação com os pilotos e o calor excessivo:
A FIA nota com preocupação que as extremas temperatura e umidade durante o GP do Catar de F1 2023 tenham impactado o bem-estar dos pilotos.
Enquanto atletas de elite, não se deve esperar que eles competissem sob condições que podem prejudicar sua saúde ou segurança. A operação segura dos carros é, a todo tempo, responsabilidade dos competidores.
Entretanto, em outros aspectos relacionados a segurança como estrutura do circuito e requisitos de segurança dos carros, a FIA vai tomar todas as medidas razoáveis para estabelecer e comunicar parâmetros aceitáveis nos quais as competições são disputadas”.
Ainda na mesma nota, a FIA declara que o GP do Catar vai acontecer em outra data na temporada de 2024, em uma época com melhores condições climáticas:
A FIA iniciou uma análise da situação no Catar para fornecer recomendações para futuras situações de condições climáticas extremas.
Deve-se notar que, embora a edição do ano que vem do GP do Catar esteja programada para o final do ano, quando as temperaturas deverão ser mais baixas, a FIA prefere tomar medidas materiais agora para evitar a repetição desse cenário”, disse a entidade.
Continue vendo mais sobre o automobilismo. Confira os conteúdos abaixo!
- Tricampeão da Fórmula 1 leva vida milionária ao lado de brasileira; veja os itens de luxo
- Pilotos criticam GP do Catar e FIA busca reparar gafe
- McLaren atinge recorde no Catar enquanto Pérez amplia freguesia
- GP de Singapura de Fórmula 1: história, vencedores e recorde
- Em corrida CAÓTICA, GP do Catar 2023 tem pódio inédito