É oficial! Os organizadores da principal categoria do automobilismo mundial vão aplicar um novo modelo de classificação para o GP da Hungria 2023. Com o intuito de tornar a Fórmula 1 mais competitiva, os mandatários querem implementar um sistema que interfere diretamente nos jogos de pneus das equipes.
Já não é de hoje que a modalidade busca opções para fortalecer os embates e aumentar as disputas entre os carros na pista. No entanto, não vem dado muito certo, já que o holandês Max Verstappen domina com sobras a atual temporada. Entenda agora qual é a nova decisão e o que a organização da F1 espera com a mudança.
Relembre o resultado do último GP da Hungria
Novo sistema de classificação para o GP da Hungria
A Fórmula 1 anunciou nesta semana que vai utilizar um novo sistema para a classificação do GP da Hungria 2023. Segundo informações, a organização do campeonato quer que os pilotos usem um tipo de pneu diferente para cada fase do treino classificatório. Ou seja, os competidores devem todos correr o Q1 com o mesmo tipo de material, depois mudarem para outro no Q2 e outro no Q3.
Você ama outros esportes além de automobilismo? Aqui no Esportelândia também falamos sobre:
De acordo com o plano da Fórmula 1, o qualify será disputado da seguinte forma:
- Q1 – todos com pneus duros
- Q2 – todos com pneus médios
- Q3 – todos com pneus macios
Outra mudança presente para a próxima etapa do calendário é a diminuição dos jogos de pneus para cada uma das equipes. Em suma, a quantidade de jogos cai de 13 para 11. Ao todo, serão disponibilizadas três combinações para os compostos duros, quatro para os médios e quatro para os macios.
Com as mudanças, a ideia da categorias é obrigar as equipes a traçar diferentes estratégias para o final de semana. Com menos recursos, os resultados da etapa podem se tornar mais imprevisíveis, trazendo mais disputada para a Fórmula 1.
Próxima corrida para assistir Fórmula 1
Com novo treino classificatório, no próximo final de semana acontece o GP da Hungria. O evento está programado para ocorrer no domingo (23), às 10h (horário de Brasília). Líder da competição, a Red Bull Racing tenta manter a ponta, enquanto busca se distanciar de seus adversários. A corrida terá cobertura em tempo real do Esportelândia.
Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos: