Helmut Marko, consultor da Red Bull, negou para o canal Formel1 que a Alpha Tauri estaria à venda, mas deixou claro que a equipe precisa melhorar o seu desempenho nas pistas assim como na parte financeira e que alternativas estão sendo estudadas para tornar a melhora possível.
Helmut explicou que a equipe desempenha um papel importante para o programa júnior de pilotos e que por isso sempre foi claro que permaneceria no grupo.
O rumor que o grupo Red Bull estaria descontente com os gastos e o pouco retorno da Alpha Tauri surgiu na mídia alemã, Auto Motor und Sport, que relatou que o grupo estaria estudando soluções, entre as opções estariam à venda da equipe ou a transferência da sede para a Inglaterra.
Helmut ainda declarou para o Formel1 que a mudança da sede para a Inglaterra é algo exagerado, apesar de as funções serem divididas entre a Itália e a Inglaterra. Segundo o consultor isso acontece por ser mais fácil encontrar funcionários para trabalhar em terras inglesas.
Franz Tost
O chefe de equipe da Alpha Tauri através de um comunicado a imprensa também descartou uma possibilidade de venda.
Tost esclareceu que o rumor não tem fundamento e que conversou com Oliver Mintzlaff, CEO da Red Bull, durante a conversa Mintzlaff confirmou que os acionistas não têm a intenção de vender a equipe e que o apoio da Red Bull continuará.
Temporada de 2022
2022 não foi um bom ano para a Alpha Tauri, a equipe irmã da Red Bull terminou com uma amarga 9ª colocação no campeonato de construtores com apenas 35 pontos. Um desempenho abaixo do esperado. A posição é uma evidência clara para Helmut Marko que a equipe precisa melhorar.
Temporada de 2023
A temporada deste ano começou no dia 5 de março, ambos os pilotos da Alpha Tauri terminaram fora da zona de pontuação, Yuki Tsunoda terminou em 11º e o estreante Nyck de Vries em 14º.
A próxima etapa da F1 acontece neste domingo (19) em Jeddah na Arábia Saudita às 14h (horário de Brasília)
Foto destaque: reprodução/Twitter/ Alpha Tauri